7.7 C
Kóka
segunda-feira, 8 dezembro, 2025 2:45: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

EUA reafirmam apoio ao próximo premiê japonês

Em discurso em Tóquio, embaixador George Glass destaca aliança bilateral e compromisso com defesa regional

spot_img

Tóquio, Japão — 21 de outubro de 2025 — NHK – O embaixador dos Estados Unidos no Japão, George Glass, afirmou que Washington está confortável em trabalhar com qualquer líder que venha a assumir o cargo de primeiro-ministro japonês. A declaração foi feita durante um discurso em um hotel na capital japonesa, na véspera da votação na Dieta que escolherá o sucessor de Ishiba Shigeru.

Glass mencionou que já se reuniu com diversos candidatos, incluindo Takaichi Sanae, atual presidente do Partido Liberal Democrata. Segundo ele, todos demonstraram compromisso com a aliança entre os dois países, considerada estratégica para a estabilidade regional.

“O ponto-chave é que estamos muito confortáveis em trabalhar com qualquer um que venha a assumir”, declarou o embaixador.

O diplomata também destacou a visita do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Japão, prevista para o final do mês. O encontro entre o novo premiê japonês e o presidente americano será uma oportunidade para aprofundar os laços bilaterais, segundo Glass, que classificou o momento como “extraordinário”.

Glass relembrou a relação próxima entre Trump e o ex-primeiro-ministro Abe Shinzo, e afirmou que o presidente americano “adoraria” estabelecer uma parceria semelhante com o novo líder japonês.

Além das questões diplomáticas, o embaixador abordou desafios geopolíticos envolvendo a China. Ele afirmou que Pequim está “determinada a dominar militarmente, economicamente e tecnologicamente” e que os Estados Unidos enfrentam dificuldades com o país asiático, especialmente em relação a minerais críticos e cadeias de suprimentos.

“O Japão e os Estados Unidos devem trabalhar juntos para fortalecer essas áreas e garantir segurança econômica”, enfatizou Glass.

O embaixador também reafirmou o compromisso dos EUA com a defesa do Japão, incluindo as Ilhas Senkaku, disputadas por China e Taiwan. Segundo ele, os dois países devem compartilhar responsabilidades para elevar a capacidade de dissuasão na região, e os Estados Unidos acolheriam positivamente um reforço das capacidades defensivas japonesas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img