Kuala Lumpur, Estado Federal de Kuala Lumpur, Malásia — 26 de outubro de 2025 — Xinhua – Autoridades dos Estados Unidos e da China deram início a uma rodada de negociações comerciais de alto nível na capital da Malásia, Kuala Lumpur. O encontro ocorre em meio a tensões bilaterais e tem como objetivo alcançar um acordo até o dia (10) de novembro.
Participam da reunião o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o vice-premiê chinês, He Lifeng. Antes do início das conversas, ambos os países concordaram em reduzir significativamente tarifas adicionais mútuas, criando um ambiente mais favorável para o diálogo.
No início do mês, a China anunciou restrições mais rígidas à exportação de terras raras, insumos essenciais para a indústria tecnológica. Em resposta, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou aplicar tarifas adicionais de 100% sobre produtos chineses.
Durante as negociações, os EUA devem pressionar Pequim a ampliar a importação de soja americana, cuja queda acentuada contribuiu para o aumento do déficit comercial. Por outro lado, a China busca a retirada de medidas tarifárias e o fim das restrições à compra de semicondutores.
As tratativas ocorrem dias antes da cúpula bilateral entre Trump e o presidente chinês Xi Jinping, marcada para o dia (30) na Coreia do Sul. O encontro será realizado durante a reunião de líderes do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).
A expectativa é que os avanços obtidos em Kuala Lumpur sirvam de base para decisões mais amplas na cúpula da APEC, com impacto direto nas cadeias globais de produção e no equilíbrio comercial entre Washington e Pequim.
- Japão quer ampliar áreas de proibição de drones - 19 de dezembro de 2025 5:50 am
- Suspeito preso após roubo milionário em Hong Kong - 19 de dezembro de 2025 5:46 am
- Japão inicia consultas sobre investimento de US$ 550 bi nos EUA - 19 de dezembro de 2025 5:42 am
















