5 C
Kóka
terça-feira, 14 outubro, 2025 4:54: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Emoção ao som de Bossa Nova no evento de encerramento do Pavilhão Brasil

Cerimônia de despedida do Pavilhão Brasil emociona público com show de Lisa Ono e mensagem de paz

spot_img

Osaka, Província de Osaka, Japão — 13 de outubro de 2025 — APEX – O Pavilhão  Brasil, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realizou uma cerimônia antecipada de encerramento das atividades na Expo 2025 Osaka com a presença de convidados. O evento contou com show da cantora Lisa Ono e aconteceu no dia 10 de outubro.

O Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou que o Brasil mudou números econômicos e sociais e passou a assumir protagonismo importante no mundo, tendo  presidido o G-20, em 2024 e o BRICs, em 2025. Além disso, vai sediar COP30, em novembro, com discussão global sobre a sustentabilidade do mundo.

“O Pavilhão Brasil deixa mensagem de paz para o planeta”, enfatizou o Presidente Viana. A curadora Bia Lessa falou que, embora seja uma cerimônia de encerramento, é só o início de uma jornada. “Hoje não encerramos, hoje apenas continuamos, sabendo da luta para continuar. Muito importante ter coragem, perseverança, alegria para transformar o
mundo. Temos muito trabalho pela frente”, concluiu.

Show
A voz da cantora Lisa Ono ecoou pelo Pavilhão Brasil. O diretor do espaço brasileiro, Pablo Lira, destacou que “se a Expo fosse estendida, Lisa Ono seria mais vezes convidada para apresentar a música brasileira”.

A Embaixadora da Bossa Nova na Ásia, Lisa Ono cantou acompanhada da pianista Takana Miyamoto e do saxofonista Gustavo Anacleto. “As músicas que escolhi hoje estão no meu coração”, disse emocionada.

Ela interpretou as seguintes músicas: Garota de Ipanema, O Barquinho, Eu não existo sem você, Eu sei que vou te amar, Asa Branca, Wave, Água de beber, Trenzinho Caipirinha e medley. O fechamento foi com a canção Cidade Maravilhosa, representando o Brasil.

Convidados
O evento de encerramento do Pavilhão Brasil recebeu inúmeros convidados de outros pavilhões. Entre eles a Comissária Geral da República de do Guiné-Bissau, Carlota Sanca, que enalteceu a presença por ser um país com o mesmo idioma português. “Somos
países irmãos. O Pavilhão Brasil mostra o futuro, combinando a consciência ambiental e a riqueza cultural”, declarou.

Já o Diretor do Pavilhão da Angola, Nataniel Africano, apontou que “os eventos do Pavilhão Brasil são sempre interessantes e de conexão com as pessoas”. Para Angola, conforme ele, “participar da Expo foi uma oportunidade significativa de conectar pessoas e promover o
crescimento por meio da diplomacia, da cultura e dos negócios.”

A Diretora do Pavilhão da Panasonic, Michiko Ogawa, comentou que sempre que via um visitante usando Parangoromos na Expo 2025 lembrava do Pavilhão Brasil. “A mensagem do Brasil se espalhou pela exposição e o design dessa criação é muito bonita, aliviando meu cansaço desses seis meses”, falou.

O Diretor do Jellyfish Pavilhão, Kazuyuki Terao, revelou que visitou o Pavilhão Brasil várias vezes. Para ele, “a exibição do Pavilhão Brasil tem mensagem profunda e criativa”, salientando que a realização da Expo 2025 tem grande significado depois que o mundo enfrentou a pandemia.

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img