Cairo, Província do Cairo, Egito — 14 de outubro de 2025 — Reuters – Uma reunião confidencial entre representantes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e líderes do Hamas foi decisiva para destravar o acordo de cessar-fogo em Gaza. Segundo informações divulgadas no dia (14), o encontro ocorreu no terceiro dia das negociações entre Israel e Hamas, realizadas no Egito com mediação de países como Catar e Turquia.
O enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e Jared Kushner, genro de Trump, participaram da reunião com quatro líderes do Hamas em uma vila no resort à beira do Mar Vermelho. A conversa, que durou cerca de 45 minutos, contou com a presença de mediadores egípcios, catarianos e turcos.
Durante o encontro, Witkoff transmitiu uma mensagem direta de Trump, garantindo que os líderes do grupo seriam tratados com justiça e que os 20 pontos do plano de paz seriam integralmente implementados. A promessa incluiu o compromisso de impedir que Israel retomasse os ataques, desde que o Hamas cumprisse sua parte no acordo.
A reunião foi considerada incomum, já que Washington classifica o Hamas como organização terrorista. No entanto, fontes próximas às negociações afirmam que o contato direto foi essencial para superar o impasse e garantir a libertação de 20 reféns vivos, além de iniciar o processo de devolução dos corpos dos reféns falecidos.
O acordo de cessar-fogo segue em fase crítica, com relatos de novos confrontos e atrasos na entrega de corpos. A comunidade internacional acompanha com atenção os desdobramentos, enquanto os mediadores tentam garantir que todas as cláusulas do plano sejam respeitadas.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am