Tóquio, Japão. 14 de outubro de 2025 – No próximo dia 27 de outubro, o Brasil marcará presença pela segunda vez, no renomado concurso nacional de karaokê GoGoHai, realizado no Japão. O evento, promovido pela gravadora e editora GoGo Pro, reunirá candidatos de todas as regiões do arquipélago nipônico, e o Brasil será o único país estrangeiro oficialmente convidado para participar da edição de 2025.
A delegação brasileira será composta por 19 cantores amadores, dividos nas categorias sênior (acima de 75 anos) e Ippan (todas idade até 74 anos), que foram selecionados por sua dedicação e talento dentro da cena nipo-brasileira. A participação representa mais do que uma competição musical, é um gesto simbólico de aproximação cultural entre Brasil e Japão, justamente no ano em que se celebram os 130 anos do Tratado de Amizade Brasil–Japão.
O evento terá como um dos destaques o cantor Eduardo Toshiaki, natural de São Paulo e radicado no Japão há 15 anos. Com apenas 11 anos de idade, Eduardo já se envolvia com o mundo do karaokê, incentivado pelo tio materno. No final do evento haverá shows com cantores profissionais do Japão incluindo Eduardo e Hanzo (compositor da música HANA NO MAI) em comemoração aos 10 anos de carreira no Japão .
A iniciativa de levar a delegação brasileira ao Japão tem à frente a empresária Rosana Sasaki, CEO da RoAki Eventos e Turismo e diretora da UPK – União Paulista de Karaokê. Reconhecida no meio empresarial e cultural, Rosana tem se dedicado a criar pontes entre os dois países por meio do turismo e da música. Em 2024, ela foi selecionada pelo prestigiado programa de trainee da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), onde viveu uma imersão cultural de 56 dias pelo país.
“Essa experiência me deu não só conhecimento, mas também conexões que hoje se transformam em oportunidades para muitos brasileiros. Ver nossos cantores no palco do GoGoHai é motivo de orgulho para toda a comunidade nipo-brasileira”, afirma Rosana.
O GoGoHai é conhecido por revelar talentos e preservar a tradição do karaokê como expressão popular e afetiva da cultura japonesa. A presença dos brasileiros no evento amplia esse legado e reforça a importância da troca cultural por meio da arte.
“Será uma grande honra ver nossos artistas brasileiros no mesmo palco que grandes talentos japoneses. É o tipo de iniciativa que reforça o nosso papel como agentes de conexão e valorização cultural”, conclui Rosana.
Texto: Silvio Mori
Fotos: Arquivo Pessoal
- Kunifesu 2025 celebra culturas no coração da cidade de Koka - 14 de outubro de 2025 11:53 am
- Aroeira leva cordel e diversidade ao Sons do Brasil 546 - 14 de outubro de 2025 3:21 am
- Brasileiros representam o país em concurso nacional de karaokê no Japão - 14 de outubro de 2025 1:40 am