9.9 C
Kóka
sexta-feira, 17 outubro, 2025 7:45: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ataques de ursos aumentam no nordeste do Japão

Regiões como Iwate, Akita e Fukushima registram feridos e mortes em áreas residenciais e rurais

spot_img

Iwate, Província de Iwate, Japão — 17 de outubro de 2025 — NHK – Moradores do nordeste do Japão estão em alerta após uma série de ataques de ursos em áreas residenciais e rurais. Os incidentes, que vêm ocorrendo em locais onde as pessoas vivem ou buscam lazer, já deixaram dezenas de feridos e sete mortos desde abril, superando o recorde anual anterior registrado em 2023.

Na província de Iwate, um funcionário de uma fonte termal desapareceu enquanto limpava um banho ao ar livre. Vestígios de sangue e pelos de urso encontrados nas proximidades levaram a polícia a suspeitar de um ataque. Em Akita, uma mulher de 80 anos foi surpreendida por um urso durante uma caminhada e precisou de pontos no rosto após o ataque.

“Foi tão repentino. Só lembro da sensação de que era um urso. Não saio mais sozinha. Não sei onde ele pode aparecer”, relatou a vítima.

Outros casos recentes em Akita incluem um homem atacado enquanto passeava com seu cachorro e uma mulher ferida enquanto trabalhava em um campo. Já em Fukushima, três pessoas foram feridas no mesmo dia, incluindo um motociclista que caiu ao tentar desviar de um grupo de ursos e acabou sendo atacado.

Segundo levantamento da NHK, ao menos 44 pessoas foram atacadas por ursos apenas neste mês em todo o Japão. O aumento expressivo preocupa autoridades locais, que estudam medidas de contenção e reforço na vigilância de áreas florestais próximas a zonas habitadas.

“É essencial que os moradores evitem áreas de risco e que haja cooperação entre comunidades e autoridades para monitoramento da fauna”, alertam especialistas em vida selvagem.

As autoridades recomendam que a população evite caminhar sozinha em áreas arborizadas, mantenha atenção redobrada em trilhas e campos abertos, e informe imediatamente qualquer avistamento de ursos às autoridades locais. O aumento dos ataques reacende o debate sobre o equilíbrio entre preservação ambiental e segurança pública nas regiões montanhosas do Japão.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img