Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos, 4 de setembro de 2025 — Associated Press (AP) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou estar “muito decepcionado” com o presidente russo Vladimir Putin, diante da ausência de avanços concretos para uma cúpula entre Rússia e Ucrânia. A declaração foi feita durante uma entrevista de rádio transmitida no dia (2), em meio à intensificação dos ataques russos contra cidades ucranianas.
“Estou muito decepcionado com o presidente Putin, posso dizer isso. E faremos algo para ajudar as pessoas a viverem”, afirmou Trump.
A reunião direta entre Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ainda não foi agendada, segundo o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov. Trump, que tem pressionado por um encontro entre os dois líderes, não confirmou se conversou com Putin na última semana.
Durante uma coletiva na Casa Branca, o presidente americano deixou no ar possíveis medidas futuras, sugerindo que revelações importantes podem surgir nos próximos dias.
“Aprendi coisas que serão muito interessantes. Acho que nos próximos dias vocês vão descobrir”, disse Trump.
Questionado sobre as consequências caso a reunião entre Putin e Zelensky não aconteça, Trump respondeu de forma vaga, indicando que está acompanhando a situação de perto.
“Vamos ver o que eles fazem e o que acontece. Estou observando tudo muito de perto”, declarou.
Trump já havia sinalizado que, caso Moscou não demonstrasse disposição para negociar, novas sanções econômicas poderiam ser impostas à Rússia. A tensão diplomática se intensifica enquanto o conflito na Ucrânia continua sem perspectiva de resolução.
- Amazon apresenta IA logística em meio a temores trabalhistas - 24 de outubro de 2025 5:08 am
- Coreia do Norte roubou US$ 2,8 bi em criptomoedas - 24 de outubro de 2025 2:06 am
- Polícia de Tóquio prende suspeito por fraude no exame TOEIC - 24 de outubro de 2025 1:40 am