Otsuchi, Província de Iwate, Japão, 4 de setembro de 2025 — Yomiuri Shimbun – Três ursos foram flagrados por câmeras de segurança invadindo repetidamente um criadouro de peixes em uma área montanhosa da cidade de Otsuchi, no nordeste do Japão, entre os dias (1) e (2). Os animais se alimentaram de trutas que haviam morrido devido ao calor e estavam armazenadas em baldes. Nenhuma pessoa ficou ferida no incidente.
O criadouro abriga cerca de 150 mil trutas jovens, com tamanho entre 5 e 10 centímetros. Segundo o operador da instalação, os ursos consumiram cerca de 30 peixes deixados em um balde próximo ao tanque principal. As imagens mostram os animais derrubando o recipiente e lambendo o chão, mesmo com o alarme sonoro ativado.
“É difícil tomar medidas eficazes, pois a área da fazenda é muito extensa. Estamos avaliando o que pode ser feito”, declarou o responsável pelo criadouro.
Enquanto isso, em Nakatsugawa, na região central do Japão, um adolescente de 16 anos foi atacado por um urso. O animal arranhou sua cabeça e costas, mas o jovem conseguiu escapar para uma casa próxima. Ele foi levado ao hospital e não corre risco de vida.
“As patrulhas serão intensificadas em cooperação com caçadores locais para evitar novos ataques”, informaram autoridades da cidade.
O aumento de encontros com ursos tem preocupado comunidades rurais japonesas, especialmente em áreas onde a expansão de habitats e o abandono de terras agrícolas aproximam os animais de zonas habitadas. Medidas de prevenção estão sendo discutidas por governos locais, incluindo o uso de tecnologia e reforço na vigilância.
- Inflação em Tóquio desacelera para 1,8% em fevereiro - 28 de fevereiro de 2026 6:16 am
- Ex-piloto dos EUA é acusado de treinar militares chineses - 28 de fevereiro de 2026 5:40 am
- O abraço entre dois mundos: a jornada de Ester Sawasaki - 28 de fevereiro de 2026 5:05 am


















