Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos — 23 de setembro de 2025 — Associated Press – Um relatório do Instituto para o Estudo da Guerra, sediado nos Estados Unidos, afirma que a Rússia está conduzindo uma campanha agressiva para testar as defesas aéreas da OTAN e a disposição política da aliança. A avaliação surge após uma série de incursões aéreas em territórios da Europa Oriental.
Entre os episódios recentes, 19 drones russos violaram o espaço aéreo da Polônia entre os dias 9 e 10 de setembro. Já no dia (20), três caças russos invadiram o espaço aéreo da Estônia e permaneceram por 12 minutos, provocando reação imediata das autoridades locais.
O Conselho de Segurança da ONU foi convocado para uma reunião de emergência no dia (23), a pedido da Estônia, que considera o episódio uma ameaça à sua integridade territorial.
Enquanto isso, o Ministério da Defesa da Rússia divulgou que drones ucranianos atacaram um resort na Crimeia no dia (21), deixando dois mortos e quinze feridos. Moscou classificou o ataque como um ato terrorista deliberado contra instalações civis, alegando que não havia presença militar na área.
Em contrapartida, a inteligência de defesa da Ucrânia anunciou que seus drones derrubaram dois aviões anfíbios russos de patrulha anti-submarina durante uma operação militar na Crimeia, território anexado pela Rússia em 2014.
As ações recentes intensificam o clima de tensão entre Rússia, Ucrânia e países da OTAN, com especialistas alertando para o risco de escalada militar e a necessidade de reforço nas estratégias de defesa coletiva. A reunião da ONU poderá definir novos posicionamentos diplomáticos diante da crescente instabilidade na região.
- Ruth Iren Holand lança balada espiritual “You” - 28 de novembro de 2025 6:32 am
- Bauducco: Panettone, Chocotone e Tradição - 28 de novembro de 2025 6:04 am
- Programa O Sul em Cima, edição 37/2025,homenageia Lô Borges - 28 de novembro de 2025 5:33 am
















