12.5 C
Kóka
sábado, 27 setembro, 2025 7:29: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Rússia amplia proibição de exportação de gasolina

Escassez de combustível em várias regiões leva governo a estender restrições até o fim do ano

spot_img

Moscou, Província de Moscou, Rússia — 27 de setembro de 2025 — TASS – A escassez de gasolina em diversas regiões da Rússia levou o governo a anunciar a ampliação da proibição de exportação de combustível até o final do ano. A medida foi confirmada pelo vice-primeiro-ministro Alexander Novak, após relatos de desabastecimento em postos de combustíveis próximos à capital e em áreas do Extremo Oriente russo.

A crise se intensificou no mês passado, com a propagação da falta de gasolina para as regiões de Belgorod e Nizhny Novgorod. Autoridades locais afirmam que estão trabalhando para manter o controle da situação, mas reconhecem dificuldades no abastecimento.

“Recebemos muitas perguntas sobre o fornecimento de combustível. Há problemas, mas estamos atuando para estabilizar”, declarou o governador de Belgorod.

Segundo dados do Serviço Federal de Estatísticas, o preço médio da gasolina no varejo subiu 10% no último ano. Moradores de Moscou relatam aumentos diários nos valores praticados nas bombas.

A imprensa internacional aponta que cerca de 17% da capacidade de refino de petróleo da Rússia foi comprometida por ataques de drones ucranianos a instalações estratégicas. O impacto direto nas operações das refinarias agravou o cenário de escassez e pressionou o Kremlin a tomar medidas emergenciais.

“A extensão da proibição é necessária para garantir o abastecimento interno e evitar colapsos regionais”, afirmou Novak.

A expectativa é que o governo russo continue monitorando o mercado interno e adote novas ações para conter os efeitos da crise energética, enquanto tenta recuperar parte da infraestrutura danificada. A medida também deve impactar parceiros comerciais que dependem das exportações russas de combustível.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img