7.6 C
Kóka
sábado, 20 dezembro, 2025 12:52: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japan Post Bank lançará iene digital com blockchain

Moeda tokenizada será vinculada a depósitos e promete agilizar transações financeiras a partir de 2026

spot_img

UE concede empréstimo bilionário à Ucrânia

Suspeito de ataque em Brown é encontrado morto

Casal morre em incêndio de sauna em Tóquio

Tóquio, Província de Tóquio, Japão — 3 de setembro de 2025 — Asahi Shimbun – O Japan Post Bank anunciou que lançará uma moeda digital baseada em blockchain até o final do ano fiscal de 2026. A iniciativa, que utilizará a plataforma DCJPY desenvolvida pela DeCurret DCP, permitirá que clientes convertam seus depósitos em ienes tokenizados, com o objetivo de tornar as transações financeiras mais rápidas, seguras e acessíveis.

A nova moeda será vinculada diretamente às contas de poupança dos usuários, com conversão em taxa de 1 para 1, e poderá ser usada para pagamentos, compras de ativos digitais e distribuição de subsídios governamentais.

“Queremos criar um sistema que uma ampla gama de clientes possa usar. Isso nos permitirá desenvolver novos métodos de pagamento e cultivar novos mercados”, afirmou Hideki Nanaumi, gerente de serviços digitais do banco.

Com mais de ¥190 trilhões (US$ 1,28 trilhão) em depósitos, o Japan Post Bank busca modernizar sua estrutura e atrair um público mais jovem, oferecendo soluções digitais que acompanham a evolução do setor financeiro.

A moeda digital não renderá juros, mas será protegida pelo sistema de seguro de depósitos do Japão. Diferentemente das contas tradicionais, os depósitos tokenizados não terão limite de valor, embora o banco ainda avalie a possibilidade de estabelecer um teto no futuro.

“A tecnologia blockchain permitirá liquidações instantâneas e redução de custos operacionais, beneficiando tanto clientes quanto empresas”, destacou o comunicado oficial.

O serviço será inicialmente voltado para transações envolvendo ativos digitais, como valores mobiliários fracionados e obras de arte digitais. A expectativa é que, com o tempo, o iene digital também seja aceito em lojas físicas, funcionando como uma moeda comunitária.

Com essa iniciativa, o Japan Post Bank se junta a outras instituições japonesas que já adotaram soluções semelhantes, como o GMO Aozora Net Bank, e reforça o movimento do país rumo à digitalização total de seus serviços financeiros.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img