Sacramento, Califórnia, Estados Unidos – 5 de setembro de 2025, Associated Press – Os estados da Califórnia, Oregon e Washington anunciaram a criação da “West Coast Health Alliance”, uma frente de cooperação em saúde que terá como objetivo definir políticas próprias de vacinação, em meio a críticas à condução do governo Trump no setor.
Em comunicado conjunto, os governadores afirmaram que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) se transformou em um instrumento político que “vende ideologia em vez de ciência”. Eles reforçaram que não permitirão que a saúde de seus cidadãos seja colocada em risco.
A iniciativa pretende fornecer recomendações unificadas e baseadas em evidências para os residentes da Costa Oeste, estabelecendo princípios comuns para aumentar a confiança da população em relação às vacinas e às autoridades de saúde.
Enquanto isso, em movimento oposto, o cirurgião-geral da Flórida anunciou planos para eliminar as exigências de vacinação em escolas, chamando os mandatos de “opressivos” e “errados”.
O cenário reflete uma crescente divisão nos Estados Unidos sobre políticas de imunização, intensificada após a recente demissão da diretora do CDC por Donald Trump, menos de um mês após sua posse.
A nova aliança da Costa Oeste busca preencher o vácuo de liderança deixado pela crise no órgão federal e consolidar uma abordagem regional independente, com foco na ciência e na proteção coletiva.
- Jay lança “Graveyard” e destaca nova fase artística - 13 de janeiro de 2026 8:15 am
- Oposição japonesa se prepara para possível eleição antecipada - 13 de janeiro de 2026 6:54 am
- Takaichi e Lee se reúnem em Nara para reforçar laços bilaterais - 13 de janeiro de 2026 6:48 am

