0.4 C
Kóka
sexta-feira, 16 janeiro, 2026 10:18: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Documentário de Anna Mariani mostra fachadas de casas do sertão brasileiro na Expo 2025 Osaka

Filme sobre Anna Mariani encerra exibição no Pavilhão Brasil da Expo Osaka 2025 e emociona público japonês

spot_img

Osaka, Japão, 14 de setembro de 2025, APEX – O documentário “Anna Mariani – Anotações Fotográficas”, dirigido por Alberto Renault, é uma descoberta do sertão do Brasil. Falecida em 2022, Anna Mariani foi uma das principais fotógrafas brasileiras. Ela teve a genialidade de contar a história do povo daquela localidade mostrando fachadas das casas. Como narra o documentário, as edificações são como um protesto pela dificuldade econômica, mas também alegria para a vida simbolizada pelas cores e pelos formatos que lembram sol, estrela, flor entre outros símbolos da natureza. O documentário termina de ser exibido hoje, no Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Foram, no total, 7 dias de sessões.

As fotos das fachadas fazem parte do livro Pinturas e Platibandas (1987) de Anna Mariani. A palavra platibanda significa uma estrutura em cima do telhado do edifício que dá forma estética ao local, mas tem função de esconder telhado também. As fotos foram tiradas em diferentes estados como Alagoas, Pernambuco, Bahia, Paraíba, etc.

O diretor do Pavilhão Brasil, Pablo Lira, ressaltou que “o documentário revela o Nordeste brasileiro ainda pouco explorado por turistas e valoriza o povo daquela região”.

No início do documentário, conta-se a história de que Anna Mariani estava no aeroporto e alguém achou absurdo que não estava levando uma máquina fotográfica para a viagem. Essa pessoa emprestou a máquina e ela não parou mais de tirar fotos. Na ocasião, ela não tinha planos para publicar o livro.

O documentário é narrado por vozes de famosos artistas como Regina Casé e Caetano Veloso. “As fotografias são Mona Lisa pintadas por Volpi”, disse Caetano.

Público
A sessão de cinema tem ficado lotada. A moradora de Osaka. Nagami Miyuki, já veio com uma máquina fotográfica pendurada no pescoço. Ela disse que gosta de tirar foto de arquitetura. “Tinha muito interesse pelo tema do documentário e foi bem interessante conhecer mais as edificações do Brasil”, comentou.

Perfil
Anna Mariani (1935–2022) foi uma das principais fotógrafas brasileiras, mais conhecida por sua série Pinturas e Platibandas, que documenta a arquitetura popular do Nordeste brasileiro. Seu trabalho já foi exibido em cidades como Paris, Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Rochester e Hanover, e faz parte do acervo do Instituto Moreira Salles, que preserva milhares de suas imagens. Ao longo de sua carreira, ela foi recebida pela Princesa Diana — um gesto que reflete o alcance internacional e a importância de seu trabalho. Ela também publicou o livro Paisagens, Impressões: O Semiárido Brasileiro (1992).

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img