5.9 C
Kóka
quinta-feira, 13 novembro, 2025 4:06: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ator Robert Redford morre aos 89 anos em sua casa em Utah

Ícone de Hollywood falece durante o sono e deixa legado como ator, diretor e defensor do cinema independente

spot_img

Salt Lake City, Estado de Utah, Estados Unidos — 18 de setembro de 2025 Associated Press (AP) – O ator e diretor norte-americano Robert Redford morreu aos 89 anos em sua residência nas montanhas de Sundance, no estado de Utah, no dia (16). A informação foi confirmada por sua assessora, que declarou que Redford faleceu durante o sono, cercado por familiares. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido na Califórnia em 1936, Redford iniciou sua carreira artística após estudar atuação em Nova York. Tornou-se um dos rostos mais emblemáticos do cinema nas décadas de 1960 e 1970, com papéis marcantes em filmes como “Butch Cassidy and the Sundance Kid” (1969), “Golpe de Mestre” (1973) e “Todos os Homens do Presidente” (1976).

“Robert Redford faleceu em sua casa em Sundance — o lugar que ele amava, cercado por aqueles que amava. Sentiremos muita falta dele,” declarou sua assessora.

Além de ator, Redford brilhou como diretor. Seu primeiro trabalho atrás das câmeras, “Gente como a Gente” (1980), rendeu-lhe os Oscars de Melhor Diretor e Melhor Filme. Ele também dirigiu obras como “Nada é Para Sempre”, “Quiz Show” e “Entre Dois Amores”.

Fundador do Festival de Sundance, Redford foi um dos principais incentivadores do cinema independente nos Estados Unidos. O evento anual revelou cineastas como Quentin Tarantino, Paul Thomas Anderson e Damien Chazelle, consolidando-se como uma vitrine global de novos talentos.

“Ele não era apenas um artista, era um arquiteto da liberdade criativa no cinema,” comentou um cineasta que participou do festival.

Em 2016, Redford recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honraria civil dos Estados Unidos, em reconhecimento à sua contribuição cultural e ativismo em causas ambientais e sociais.

Com mais de seis décadas de carreira, Redford deixa um legado artístico e humanitário que transcende gerações. Sua ausência será sentida profundamente no mundo do entretenimento e da cultura.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img