Hamamatsu, Shizuoka, 2 de setembro de 2025 – Evento faz parte das comemorações dos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão e contou com a presença de autoridades dos dois países
No último sábado (30), foi realizado em Hamamatsu (Shizuoka) o lançamento da Coletânea Cultural Brasil-Japão. Uma publicação bilíngue que reuniu 29 artistas brasileiros, nipo-brasileiros e japoneses.
A coletânea foi idealizada pela Editora Sunflower e coordenada por suas fundadoras Débora Akama, Erika Hagimoto e Tisae Sanefugi, que ressaltaram o trabalho minucioso de curadoria até o resultado final.
Em 79 páginas, foram apresentadas criações em artes visuais, música, dança, arquitetura, fotografia, culinária, botânica, design e literatura. Estruturada em três eixos curatoriais – Raízes do Brasil, Japão como Tela e Fusão Criativa –, a publicação evidencia a diversidade de expressões artísticas que transitam entre tradições e contemporaneidade.
“É como um mosaico de várias histórias que se interligam, muito diferentes entre si, mas que se conectam. Estamos falando da fusão Japão-Brasil, do processo identitário, da nossa história como dekasseguis e, hoje, como imigrantes, além de todo o tratado de amizade entre Brasil e Japão. Mais do que isso, é a união de talentos que temos na nossa comunidade somados aos talentos japoneses, reunidos em uma única edição”, declarou Débora Akama, cofundadora da Sunflower.
Com tiragem inicial de 2.000 exemplares e registro no ISBN, a obra será distribuída gratuitamente a instituições culturais, educacionais, consulados, embaixadas e prefeituras nos dois países, reforçando o intercâmbio cultural, acadêmico e institucional.
“A gente teve que fazer uma curadoria para trazer mais pessoas que, automaticamente, já fazem um trabalho lindo no Japão. Elas trazem essa parte da cultura japonesa que muitos ainda não conhecem. Descobrimos muitos artistas na comunidade e cada peça carrega a história deles. Cada peça, cada artista, tem uma história por trás muito incrível, que eles transformaram em arte”, explicou a cofundadora Tisae Sanefugi.
Entre os destaques, está o trabalho do artista Rodrigo Matsuda, que produz pranchas de surf em Kyoto, onde estudou em escolas tradicionais de marcenaria e aperfeiçoou a sua técnica de produção. Atualmente, somente Matsuda e um japonês produzem pranchas de madeira no Japão.
“A cultura do manual em Kyoto é muito forte. Eu vi a possibilidade de usar a madeira da cidade e as próprias resinas da cidade. No Japão, eles priorizam o trabalho manual, como meu produto é feito com material daqui eles valorizam mais”, disse Matsuda.
Para Daniele Cândido Watanabe, o sentimento é de gratidão por integrar a Coletânea Cultural na área da gastronomia. Residente na província de Shiga, ela apresentou aos japoneses doces tradicionais entre os brasileiros, como a palha italiana, conquistando novos paladares.”
“Estar no Japão já é uma experiência única, e fazer parte desta Coletânea é surreal. Por ser a única negra a participar, poder levar essa cultura tanto para a minha família no Brasil quanto para a família do meu esposo japonês é algo que levarei para a eternidade, deixando um legado para minha filha e futuros netos”, declarou.
O lançamento contou com a presença dos artistas, autoridades e convidados especiais que puderam vivenciar uma exposição imersiva e bilíngue. Para Erika Hagimoto, cofundadora da Sunflower, a Coletânea representa a união de dois povos, uma junção do Japão e Brasil.
“É muito rico ver a nossa cultura sendo inserida aqui, trazer um projeto como esse dando visibilidade para todos os artistas que fazem a diferença no Japão. Isso é muito especial, porque é em prol de toda a comunidade”, declarou Hagimoto.
A edição contou com projeto gráfico e identidade visual assinados pela designer Karen Romero. Segundo os organizadores, a proposta é valorizar a produção cultural contemporânea e ampliar a visibilidade de novos talentos, ao mesmo tempo em que se reafirma a amizade histórica entre Brasil e Japão.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
- Monte Fuji recebe primeira neve da temporada - 24 de outubro de 2025 9:20 am
- Trump cancela cúpula com Putin e impõe sanções contra gigantes do petróleo russo - 24 de outubro de 2025 9:14 am
- China aprova diretrizes para plano quinquenal 2026–2030 - 24 de outubro de 2025 8:50 am












