Londres, Reino Unido — 15 de agosto de 2025 (Japan Standard Time), BBC News – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, reuniu-se nesta quinta-feira (14) com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, em um encontro estratégico realizado um dia antes da cúpula entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, marcada para esta sexta-feira (15) no Alasca.
Em publicação nas redes sociais, Zelenskyy descreveu as conversas como “boas” e “produtivas”, destacando que foram discutidas em detalhes as garantias de segurança que poderiam tornar a paz verdadeiramente duradoura, caso Washington consiga pressionar Moscou a cessar os ataques e se engajar em uma diplomacia substantiva.
“Há uma forte unidade e determinação para alcançar uma paz justa e duradoura na Ucrânia”, afirmou um porta-voz do governo britânico.
O representante oficial acrescentou que as negociações entre EUA e Rússia oferecem uma oportunidade viável de progresso, desde que Putin demonstre, com ações concretas, estar comprometido com a paz.
Antes de passar por Londres, Zelenskyy esteve em Berlim, onde participou de uma videoconferência com Trump e líderes europeus. Ele enfatizou, em coletiva de imprensa, que temas como paz e integridade territorial da Ucrânia não podem ser decididos sem a participação direta de Kiev.
Analistas avaliam que o encontro com Starmer é parte da estratégia de Zelenskyy para fortalecer a unidade entre a Ucrânia e países europeus, visando responder rapidamente aos possíveis desdobramentos da cúpula Trump-Putin.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am