Washington, Estados Unidos, 19 de agosto de 2025, Associated Press – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, chegou a Washington para uma série de reuniões cruciais com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e líderes europeus. O encontro tem como principal objetivo avançar em negociações que possam pôr fim à invasão russa em território ucraniano.
A reunião ocorre após o encontro entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, realizado no Alasca no dia 15 de agosto. Segundo informações do governo americano, a conversa entre Trump e Zelenskyy foi agendada para a tarde desta segunda-feira (18), e contará mais tarde com a participação de líderes de cinco países europeus, além da União Europeia e da OTAN.
“Ucranianos estão lutando por sua terra, por sua independência. Rússia deve acabar com esta guerra que ela mesma iniciou”, declarou Zelenskyy em mensagem nas redes sociais antes do encontro.
Entre os principais pontos em debate estão as garantias de segurança que Kiev reivindica para evitar novas invasões, bem como a definição de fronteiras territoriais. Representantes dos Estados Unidos afirmaram que a proposta de garantias seria semelhante às oferecidas pela OTAN, mas ressaltaram que ainda há muitos detalhes em aberto.
“Precisamos de progresso suficiente para que possamos colocar Zelenskyy e Putin frente a frente e chegar a um acordo final que encerre a guerra”, afirmou o secretário de Estado americano, Marco Rubio.
Paralelamente, informações de bastidores indicam que Putin teria proposto a retirada ucraniana das regiões de Donetsk e Luhansk em troca de congelar as linhas de frente em Kherson e Zaporizhzhia. A proposta incluiria ainda a exigência de reconhecimento formal da anexação da Crimeia e a limitação da adesão da Ucrânia à OTAN.
Os próximos dias serão decisivos para medir se Washington e seus aliados conseguirão avançar em um acordo duradouro ou se a guerra seguirá em um impasse prolongado.
- Japão deve firmar mais de 300 acordos com países africanos - 19 de agosto de 2025 2:52 am
- Yokohama reforça segurança antes da conferência TICAD - 19 de agosto de 2025 1:25 am
- Putin quer rendição total da Ucrânia, dizem analistas - 19 de agosto de 2025 1:13 am