Kirishima, Kagoshima, Japão – 14 de agosto de 2025, Kyodo News – No feriado anual de Bon, moradores e visitantes se reuniram nesta quarta-feira (13) em Kirishima, no sudoeste do Japão, para visitar túmulos de familiares, mesmo após a cidade ter sido fortemente atingida por chuvas torrenciais recentes.
A tradição de limpar os túmulos e oferecer flores foi mantida, apesar do calor intenso que ultrapassou 30 °C ainda pela manhã.
Os trabalhos de recuperação seguem na cidade, depois que o volume recorde de chuva provocou inundações e danos significativos. O clima extremo levou a Agência Meteorológica do Japão a emitir, na sexta-feira (8), um alerta emergencial para chuvas intensas. Cerca de 400 residências foram alagadas.
“Fiquei preocupada com o impacto das chuvas, porque o túmulo que visito fica perto de um penhasco. Fiquei aliviada por conseguir vir”, disse uma moradora local de 70 anos.
“Vim de carro de uma província vizinha, depois de verificar se não havia bloqueios nas estradas. Fiquei aliviado que o túmulo não foi danificado”, relatou um homem de 60 anos.
Mesmo diante das dificuldades impostas pelas enchentes, o clima nas visitas foi marcado por gratidão e alívio, evidenciando a força das tradições e da comunidade local.
- Colisão entre navio e iate mata um em Oita - 14 de agosto de 2025 1:45 am
- Visita aos túmulos marca feriado de Bon em Kirishima depois de fortes chuvas - 14 de agosto de 2025 1:24 am
- Pesquisa NHK mostra que 49% apoiam permanência de Ishiba como primeiro-ministro - 14 de agosto de 2025 12:44 am