24.8 C
Kóka
terça-feira, 5 agosto, 2025 3:28: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Vice-premiê ucraniano busca apoio do Japão na reconstrução do país

Taras Kachka agradece ajuda japonesa e propõe novos projetos em fórum bilateral

Tokyo, Japão, 5 de agosto de 2025, NHK – O vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Taras Kachka, discursou em um fórum realizado em Tokyo, destacando a esperança de que o Japão intensifique seu apoio ao processo de reconstrução de seu país, duramente afetado pela guerra.

O evento, realizado na segunda-feira (4), reuniu mais de 300 participantes, entre autoridades governamentais e representantes do setor privado de ambos os países. Também estiveram presentes o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, e a primeira-dama Olena Zelenska, que cumprem agenda oficial no Japão com visita marcada à Expo Mundial em Osaka.

Durante o fórum, o vice-ministro parlamentar da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Kato Akiyoshi, destacou a disposição do governo japonês em aprofundar as relações bilaterais com projetos concretos que utilizem os pontos fortes únicos do Japão.

“Agradecemos profundamente todo o apoio que o Japão já nos ofereceu. Este fórum representa um passo essencial na longa jornada de recuperação da Ucrânia”, declarou Taras Kachka.

Atualmente, os dois países já firmaram mais de 80 documentos de cooperação relacionados à reconstrução da Ucrânia. Durante o evento, foram revelados mais 29 acordos, com foco em áreas como desenvolvimento agrícola e remoção de escombros.

O governo ucraniano estima que serão necessários 524 bilhões de dólares ao longo da próxima década para viabilizar a reconstrução completa do país. Para isso, busca intensificar parcerias e atrair investimentos do setor privado japonês.

“Acreditamos que o Japão pode desempenhar um papel decisivo com seu conhecimento técnico e capacidade de mobilização empresarial”, disse Kachka.

O fórum reforça o engajamento crescente entre Tóquio e Kiev, em um momento em que o mundo observa com atenção os caminhos possíveis para a reconstrução e estabilização da Ucrânia.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img