WASHINGTON, Estados Unidos – 19 de agosto de 2025 (JST) – Associated Press – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta segunda-feira (18) o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy na Casa Branca para conversas focadas em um possível cessar-fogo na guerra e em novas garantias de segurança para Kiev. A agenda incluiu, na sequência, uma rodada ampliada com líderes europeus.
Foi a primeira visita de Zelenskyy ao Salão Oval desde fevereiro, quando um encontro anterior terminou tenso. As tratativas ocorreram poucos dias após a cúpula do Alasca, na sexta-feira (16), que reuniu Trump e o presidente russo Vladimir Putin.
“Queremos uma paz duradoura e, se possível, imediatamente. A Europa é a primeira linha de defesa, e os Estados Unidos vão ajudar com proteção e segurança muito boas.”
Zelenskyy sinalizou disposição para um diálogo trilateral que inclua Putin, defendendo negociações que estabeleçam caminhos claros para reduzir a violência e consolidar um acordo sustentável.
“Estou pronto para conversas a três. O objetivo é avançar rumo a um cessar-fogo real e a garantias que preservem a soberania da Ucrânia.”
Na etapa com os europeus, participaram o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, o presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Friedrich Merz. O grupo analisou modelos de apoio de longo prazo para as forças ucranianas e mecanismos de monitoramento para um eventual cessar-fogo.
Trump afirmou acreditar que Zelenskyy e Putin “podem encontrar um caminho”, ressaltando que decisões decisivas dependem dos dois presidentes. As discussões em Washington reforçaram a tentativa de alinhar esforços diplomáticos e militares de EUA e Europa em busca de um quadro de segurança mais robusto para a Ucrânia em um cenário pós-conflito.
- Expo Mundial 2025 de Osaka entra na última semana - 7 de outubro de 2025 12:23 am
- Casal é preso por tentar contrabandear arroz no Japão - 7 de outubro de 2025 12:16 am
- Incêndio em hotel de Kyoto evacua mais de 1.400 hóspedes - 7 de outubro de 2025 12:11 am