Tokyo, Japão, 26 de agosto de 2025, Asahi Shimbun – O Governo Metropolitano de Tokyo lançou em seu site oficial um mapa interativo que registra os locais, horários e datas de avistamentos de ursos dentro da região. A iniciativa busca aumentar a segurança dos moradores diante do crescente número de ocorrências.
Até o dia 21 de agosto, foram contabilizados 154 registros de ursos, concentrados principalmente nas áreas montanhosas da região de Tama, como a cidade de Okutama e a vila de Hinohara.
No último sábado (23), um homem foi atacado por um filhote de urso enquanto pescava em Okutama. Ele sofreu ferimentos no rosto, mas recebeu atendimento médico e passa bem.
Nas últimas semanas, também foram relatados avistamentos próximos a áreas mais populosas, como na cidade de Ome e em Hinode, aumentando a preocupação entre os moradores.
As autoridades locais reforçaram a recomendação de evitar caminhadas em horários de maior atividade dos animais, como no início da manhã e no fim da tarde, especialmente em áreas com registros recorrentes.
O governo destacou que o mapa é atualizado em tempo real e tem como objetivo conscientizar a população, prevenindo acidentes e estimulando a convivência segura com a fauna local.
A medida reforça o esforço das autoridades em equilibrar a preservação da vida selvagem com a proteção dos cidadãos, diante da expansão dos habitats dos ursos para regiões mais próximas dos centros urbanos.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am