28 C
Kóka
sábado, 2 agosto, 2025 2:57: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

TEPCO registra prejuízo bilionário com desativação da usina nuclear de Fukushima

Custo para desmontar Fukushima Daiichi impacta finanças da empresa com maior perda desde 2011

Tokyo, Japão, 1º de agosto de 2025 — NHK – A Tokyo Electric Power Company Holdings (TEPCO) anunciou um prejuízo líquido de mais de 857,6 bilhões de ienes — cerca de 5,7 bilhões de dólares — no período de abril a junho de 2025. O resultado negativo se deve, principalmente, aos custos extraordinários relacionados aos preparativos para o descomissionamento da danificada usina nuclear de Fukushima Daiichi.

Esse é o maior prejuízo trimestral registrado pela empresa desde o desastre nuclear de 2011, causado pelo terremoto e tsunami que atingiram o nordeste do Japão.

“A maior parte da perda decorre de novos custos previstos para os trabalhos preparatórios de remoção dos destroços de combustível”, informou a TEPCO.

Os gastos extraordinários somam cerca de 954 bilhões de ienes (aproximadamente 6,3 bilhões de dólares), sendo 903 bilhões de ienes destinados à análise da situação atual dos resíduos radioativos, demolição de estruturas que dificultam os trabalhos e redução dos níveis de radiação ao redor dos reatores.

Esses preparativos devem se estender por um período estimado de 12 a 15 anos. A empresa alertou que, após o início efetivo da remoção dos detritos radioativos, os custos poderão aumentar ainda mais.

“Este é apenas o começo de um processo longo e complexo. A segurança continuará sendo prioridade absoluta”, declarou um representante da TEPCO.

Apesar do prejuízo líquido expressivo, a companhia registrou lucro operacional de mais de 64 bilhões de ienes (aproximadamente 430 milhões de dólares) no trimestre, com alta de 2,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A TEPCO continua sendo monitorada de perto pelas autoridades japonesas e pela população, devido à sensibilidade do projeto de descomissionamento de Fukushima, considerado um dos maiores e mais desafiadores do mundo no setor de energia nuclear.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img