Fukushima, Japão – 20 de agosto de 2025, Kyodo News – A Tokyo Electric Power Company (TEPCO) iniciou nesta terça-feira (19) uma inspeção com robôs no reator nº 3 da usina nuclear de Fukushima Daiichi, em preparação para a retirada do combustível nuclear derretido após o desastre de 2011.
Segundo estimativas, cerca de 880 toneladas de combustível misturado a estruturas ainda permanecem nos reatores nº 1, 2 e 3 da usina. Em novembro do ano passado, a TEPCO conseguiu retirar, pela primeira vez, apenas 0,7 gramas de material radioativo do reator nº 2, em caráter experimental.
“Estamos avaliando se o espaço pode ser usado como passagem para inserir dispositivos que permitirão retirar os destroços do combustível nuclear”, afirmou um porta-voz da empresa.
A inspeção ocorre em uma sala do primeiro andar, onde há uma abertura para o vaso de contenção. Em medições anteriores, realizadas em 2016, foram detectados níveis de radiação de até 80 milisieverts por hora, índice extremamente elevado para seres humanos.
Dois robôs controlados remotamente estão sendo utilizados para medir a radiação durante aproximadamente um mês. Além disso, todo o processo será filmado para análise detalhada.
A remoção dos destroços radioativos é considerada a etapa mais complexa do descomissionamento da usina, devido aos riscos elevados da exposição.
O governo japonês e a TEPCO afirmam que o início da remoção do combustível do reator nº 3 será decidido após a análise dos materiais recolhidos nesta fase de testes.
- Tieko Irii lança “As Ruas Sem Nome” em São Paulo - 30 de agosto de 2025 1:14 am
- Modi pede mais investimentos japoneses na Índia - 30 de agosto de 2025 12:48 am
- Orçamento do Japão para 2026 deve bater recorde histórico - 30 de agosto de 2025 12:32 am