Kuala Lumpur, Malásia, 5 de agosto de 2025 — Bernama – Representantes da Tailândia e do Camboja iniciaram uma rodada de negociações em Kuala Lumpur, com o objetivo de fortalecer o frágil cessar-fogo firmado entre os dois países após confrontos letais na região de fronteira disputada. A reunião, que terá duração de quatro dias, ocorre sob mediação da Malásia, atual presidente rotativa da ASEAN.
Durante o primeiro dia do encontro, as delegações discutiram a criação de uma equipe de monitoramento composta por membros da ASEAN e outros países terceiros, com a missão de garantir o cumprimento do acordo de cessar-fogo e prevenir novas hostilidades.
Outro ponto sensível abordado nas negociações foi o futuro de 18 soldados cambojanos capturados pelas forças tailandesas. Bangkok condiciona a repatriação dos militares à confirmação de uma cessação total dos combates, enquanto Phnom Penh pressiona por sua libertação imediata como gesto de boa fé.
“Estamos buscando uma solução sustentável, com base no diálogo regional e mecanismos de verificação multilaterais”, afirmou um negociador da ASEAN sob condição de anonimato.
Está previsto para o último dia das reuniões um encontro em nível ministerial de defesa, com a presença de observadores dos Estados Unidos e da China, evidenciando o interesse global na estabilidade da região.
Os confrontos entre Tailândia e Camboja começaram em 24 de julho e deixaram mais de 40 mortos antes do cessar-fogo estabelecido quatro dias depois. Apesar da trégua, a tensão segue alta, alimentada por acusações mútuas e desconfiança sobre a permanência do acordo.
A comunidade internacional acompanha com atenção os desdobramentos, visto o potencial de escalada em uma região já marcada por disputas territoriais e rivalidades históricas.
- Ex-presidentes do Fed condenam investigação criminal contra Powell - 13 de janeiro de 2026 11:30 pm
- Koizumi pede união no Indo-Pacífico contra intimidações - 13 de janeiro de 2026 11:17 pm
- EUA condenam uso de míssil balístico russo na ONU - 13 de janeiro de 2026 11:03 pm
















