Sapporo, Hokkaido, Japão, 16 de agosto de 2025, Kyodo News — Uma simulação de caça a ursos-pardos que invadem áreas urbanas foi realizada em Sapporo como preparação para a entrada em vigor, no próximo mês, de uma lei revisada que permitirá o abate controlado desses animais em zonas povoadas.
A mudança legislativa ocorre em resposta ao aumento de incidentes envolvendo ataques de ursos a moradores em bairros residenciais e regiões comerciais. Com a nova lei, caçadores licenciados poderão abater ursos e javalis em áreas habitadas, desde que autorizados pelas autoridades locais. Atualmente, o uso de armas de fogo nessas regiões é proibido devido ao risco à população.
“O objetivo é garantir que todos os envolvidos saibam agir de forma segura e eficiente diante da presença de ursos em áreas urbanas”, declarou um representante da cidade de Sapporo.
A atividade, realizada em um parque, reuniu cerca de 30 participantes, incluindo autoridades da prefeitura e do governo provincial, policiais e membros de uma associação local de caça. O exercício simulou o rastreamento de um urso-pardo após um alerta de avistamento, seguindo todos os protocolos antes do uso de armas de fogo.
Entre os procedimentos, os participantes verificaram restrições de tráfego, medidas de evacuação e quatro requisitos de segurança para evitar ferimentos a pessoas. Ao sinal autorizado, quatro caçadores dispararam com armas de réplica, encerrando a simulação.
O governo municipal planeja repetir o treinamento com diferentes órgãos para garantir resposta rápida e eficaz em casos reais de ursos que avancem sobre zonas habitadas.
- Seis suspeitos presos por roubo a japoneses em Hong Kong - 1 de fevereiro de 2026 12:12 am
- Vítima liga roubo em Hong Kong a ataque ocorrido em Haneda - 1 de fevereiro de 2026 12:08 am
- Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve - 30 de janeiro de 2026 10:32 pm
















