Kamchatka, Rússia, 20 de agosto de 2025, TASS – Uma cerimônia oficial foi realizada na Ilha de Shumshu, no extremo leste russo, para marcar os 80 anos da vitória das tropas da antiga União Soviética sobre o Exército Imperial Japonês, em uma das últimas batalhas da Segunda Guerra Mundial.
O desembarque soviético ocorreu em 18 de agosto de 1945, poucos dias após o Japão anunciar sua rendição com a aceitação da Declaração de Potsdam. No entanto, fortes combates se seguiram, já que soldados japoneses, em processo de desarmamento, resistiram à ocupação. O confronto resultou em diversas baixas em ambos os lados.
“Os combatentes daquela época e os de agora realizam feitos idênticos. A vitória pertence sempre à Rússia, ontem e hoje”, declarou Sergei Kiriyenko, primeiro vice-chefe de gabinete do Kremlin, em referência à guerra atual na Ucrânia.
A cerimônia incluiu a presença de mais de 150 entusiastas de história, vestidos como soldados soviéticos e japoneses, que encenaram o desembarque militar de 1945. Também foram homenageados sete combatentes soviéticos, recentemente encontrados e enterrados em ato solene.
O evento ainda inaugurou um museu a céu aberto, que exibe tanques japoneses abandonados e estátuas em memória dos soldados que participaram da operação militar.
- Jay lança “Graveyard” e destaca nova fase artística - 13 de janeiro de 2026 8:15 am
- Oposição japonesa se prepara para possível eleição antecipada - 13 de janeiro de 2026 6:54 am
- Takaichi e Lee se reúnem em Nara para reforçar laços bilaterais - 13 de janeiro de 2026 6:48 am
















