Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos, 3 de agosto de 2025 – Bloomberg – A governadora do Federal Reserve dos Estados Unidos, Adriana Kugler, deixará seu cargo em 8 de agosto, abrindo espaço para o ex-presidente Donald Trump indicar um novo membro à diretoria do banco central americano. A saída foi anunciada oficialmente nesta sexta-feira (1), e a economista retornará à academia como professora ainda neste outono.
A decisão surpreende parte do mercado financeiro, já que o mandato de Kugler se encerraria apenas em janeiro do próximo ano. Como integrante de um conselho composto por sete membros, sua renúncia abre uma oportunidade estratégica de influência sobre a política monetária dos EUA.
“Estou muito feliz por ter uma vaga aberta no Conselho do Federal Reserve”, declarou Trump a jornalistas após o anúncio da saída de Kugler.
A possível nova indicação acontece em um momento delicado da economia americana, com pressões sobre a inflação, juros elevados e uma disputa política crescente em torno da atuação do Fed. Trump já manifestou diversas vezes seu descontentamento com o atual presidente da instituição, Jerome Powell, que também integra o conselho e foi alvo de duras críticas por parte do ex-presidente durante sua gestão anterior.
Analistas apontam que a substituição poderá ser usada por Trump como forma de influenciar a futura liderança do banco central, caso vença as eleições presidenciais de novembro. Segundo fontes próximas ao Partido Republicano, já há nomes sendo avaliados nos bastidores para ocupar o posto deixado por Kugler.
A imprensa norte-americana avalia que esta seja uma das primeiras chances concretas de Trump moldar o perfil do Fed com um aliado político ou ideológico.
Enquanto isso, o mercado observa com cautela os desdobramentos da decisão, que poderá afetar o rumo das taxas de juros e da estabilidade monetária nos próximos meses.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am