24.6 C
Kóka
quinta-feira, 7 agosto, 2025 3:53: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Relatório dos EUA estimava 100 mil mortos em Hiroshima depois da bomba atômica

Documento secreto revelado mostra cálculo inicial do Exército dos EUA dois dias após a bomba atômica

Washington, D.C., Estados Unidos, 7 de agosto de 2025, National Security Archive – Documentos recentemente desclassificados revelam que o Exército dos Estados Unidos estimou, apenas dois dias após o ataque nuclear a Hiroshima, que pelo menos 100 mil pessoas haviam morrido na cidade japonesa.

O National Security Archive, da Universidade George Washington, publicou os documentos nesta quarta-feira (7), em antecipação ao 80º aniversário do bombardeio atômico ocorrido em 6 de agosto de 1945.

Entre os arquivos divulgados está um relatório de seis páginas intitulado “Hiroshima Mission”, datado de 8 de agosto daquele ano, que detalha a destruição provocada pela bomba lançada sobre a cidade.

“Hiroshima não existe mais”, afirma o relatório. “Toda a área num raio de 18 mil pés [cerca de 5 mil metros] do centro da cidade foi limpa como se nunca tivesse existido.”

O documento também declara que “a estimativa mais conservadora é de que ao menos 100 mil habitantes de Hiroshima foram sacrificados desnecessariamente por seus líderes militares”.

Essa narrativa indica uma tentativa de responsabilizar a liderança japonesa pela tragédia, sugerindo que o alto número de mortos teria sido evitável se o Japão tivesse se rendido antes do ataque.

Atualmente, a cidade de Hiroshima estima que aproximadamente 140 mil pessoas morreram até o final de 1945 em decorrência direta ou indireta da explosão atômica. A maioria das vítimas era composta por civis, incluindo crianças e idosos.

O conteúdo do documento reacende o debate ético sobre o uso de armas nucleares e as justificativas apresentadas à época para legitimar o ataque.

A divulgação desses arquivos reforça o papel da memória histórica na prevenção de novas tragédias e na promoção do desarmamento nuclear, especialmente neste momento em que Hiroshima e o mundo lembram os 80 anos da destruição atômica.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img