Washington, D.C., Estados Unidos, 7 de agosto de 2025, National Security Archive – Documentos recentemente desclassificados revelam que o Exército dos Estados Unidos estimou, apenas dois dias após o ataque nuclear a Hiroshima, que pelo menos 100 mil pessoas haviam morrido na cidade japonesa.
O National Security Archive, da Universidade George Washington, publicou os documentos nesta quarta-feira (7), em antecipação ao 80º aniversário do bombardeio atômico ocorrido em 6 de agosto de 1945.
Entre os arquivos divulgados está um relatório de seis páginas intitulado “Hiroshima Mission”, datado de 8 de agosto daquele ano, que detalha a destruição provocada pela bomba lançada sobre a cidade.
“Hiroshima não existe mais”, afirma o relatório. “Toda a área num raio de 18 mil pés [cerca de 5 mil metros] do centro da cidade foi limpa como se nunca tivesse existido.”
O documento também declara que “a estimativa mais conservadora é de que ao menos 100 mil habitantes de Hiroshima foram sacrificados desnecessariamente por seus líderes militares”.
Essa narrativa indica uma tentativa de responsabilizar a liderança japonesa pela tragédia, sugerindo que o alto número de mortos teria sido evitável se o Japão tivesse se rendido antes do ataque.
Atualmente, a cidade de Hiroshima estima que aproximadamente 140 mil pessoas morreram até o final de 1945 em decorrência direta ou indireta da explosão atômica. A maioria das vítimas era composta por civis, incluindo crianças e idosos.
O conteúdo do documento reacende o debate ético sobre o uso de armas nucleares e as justificativas apresentadas à época para legitimar o ataque.
A divulgação desses arquivos reforça o papel da memória histórica na prevenção de novas tragédias e na promoção do desarmamento nuclear, especialmente neste momento em que Hiroshima e o mundo lembram os 80 anos da destruição atômica.
- Chuvas causam deslizamentos e deixam mortos na Índia - 7 de agosto de 2025 3:29 am
- Onda de calor no Japão atinge 41,4°C e alerta para chuvas - 7 de agosto de 2025 3:24 am
- Seven & i abrirá mil novas lojas de conveniência no Japão - 7 de agosto de 2025 1:59 am