Aomori, Japão — 15 de agosto de 2025 (Japan Standard Time), Kyodo News – Um fenômeno astronômico raro, conhecido como “aglomerado de meteoroides”, foi registrado na província de Aomori, no nordeste do Japão, durante o pico da chuva de meteoros Perseidas na madrugada de quarta-feira (13). Trata-se de um evento em que vários meteoros aparecem quase simultaneamente no céu.
O Observatório de Hirosaki informou que uma câmera fixa voltada para o norte-nordeste capturou imagens de diversos meteoros surgindo quase ao mesmo tempo, pouco antes da 1h da manhã. As Perseidas são consideradas uma das três maiores chuvas de meteoros conhecidas.
“O fenômeno provavelmente ocorreu quando partículas de poeira espacial se fragmentaram perto da Terra antes de entrar na atmosfera”, explicou Watanabe Junichi, professor distinto do Observatório Astronômico Nacional do Japão.
O fenômeno também foi observado em outras regiões do país, incluindo Hokkaido e a província de Akita. Registros históricos indicam que esse tipo de ocorrência foi visto pela primeira vez na chuva de meteoros Leônidas, em 1997, e desde então houve apenas cerca de dez registros no mundo inteiro.
Segundo Watanabe, esta é possivelmente a primeira vez que um aglomerado de meteoroides é registrado nas Perseidas, já que não há casos confirmados anteriores. Ele ressaltou que a análise de dados de diferentes pontos de observação pode ajudar a determinar com mais precisão a trajetória e a origem dos meteoros, incentivando o envio de informações relevantes ao observatório.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am