24.6 C
Kóka
quinta-feira, 7 agosto, 2025 3:50: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Putin recebe enviado especial dos EUA em Moscou

Encontro entre Steve Witkoff e Vladimir Putin ocorre às vésperas do prazo para cessar-fogo na Ucrânia

Moscou, Rússia – 7 de agosto de 2025, Tass – A mídia estatal russa informou que o presidente Vladimir Putin recebeu o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, em Moscou. Witkoff, considerado um dos assessores mais próximos do presidente norte-americano Donald Trump, chegou à capital russa na quarta-feira (6), dias antes do prazo final estabelecido por Washington para um acordo de cessar-fogo na Ucrânia.

O encontro teria durado cerca de três horas e foi realizado no Kremlin. Antes disso, Witkoff foi visto caminhando por um parque no centro de Moscou ao lado de Kirill Dmitriev, representante especial da Presidência russa para Cooperação Econômica com Países Estrangeiros.

“Estamos atentos às movimentações diplomáticas. A presença de Witkoff indica uma possível negociação direta sobre as exigências russas e o futuro da Ucrânia”, comentou um analista político em Moscou.

O presidente Trump impôs um prazo até 8 de agosto (sexta-feira) para que a Rússia aceite um cessar-fogo na Ucrânia. Caso contrário, os EUA aplicarão sanções secundárias severas contra países que continuarem a adquirir energia e outros produtos russos.

Putin, por sua vez, tem resistido fortemente à pressão internacional. Segundo fontes do governo russo, ele reiterou que não aceitará qualquer cessar-fogo sem que a Ucrânia renuncie formalmente à intenção de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

“O direito de Moscou definir sua segurança regional é inegociável”, teria afirmado Putin, segundo a imprensa russa.

A expectativa agora recai sobre as próximas 24 horas, prazo final estabelecido por Trump, que também afirmou nesta semana que elevará “substancialmente” as tarifas contra a Índia e outros países que seguem comprando petróleo russo.

Observadores internacionais apontam que o encontro entre Witkoff e Putin pode ter sido a última tentativa de um acordo diplomático antes de uma nova escalada econômica e política entre o Ocidente e Moscou.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img