Washington, Estados Unidos, 23 de agosto de 2022, Associated Press – O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sinalizou a possibilidade de um corte nas taxas de juros em breve, destacando os crescentes riscos ao mercado de trabalho e os efeitos da política monetária restritiva.
Durante o simpósio econômico anual em Jackson Hole, Wyoming, realizado nesta sexta-feira (22), Powell afirmou que a estabilidade na taxa de desemprego permite cautela, mas advertiu que há sinais de maiores demissões e queda na criação de empregos.
“A estabilidade da taxa de desemprego e de outros indicadores do mercado de trabalho nos permite avançar com cuidado. No entanto, com a política em território restritivo, o cenário básico e o equilíbrio de riscos podem justificar um ajuste”, declarou Powell.
Dados divulgados no início de agosto mostraram desaceleração nas contratações, com revisões negativas dos números de maio e junho. Paralelamente, os efeitos das tarifas sobre os preços ao consumidor estão se tornando mais visíveis, pressionando a inflação.
Powell destacou ainda que a política monetária dos EUA não segue um curso pré-determinado, reforçando que qualquer decisão dependerá da análise constante de dados econômicos e de seus impactos no emprego e na inflação.
“No curto prazo, os riscos para a inflação estão inclinados para cima, enquanto os riscos para o emprego estão voltados para baixo… uma situação desafiadora”, alertou o presidente do Fed.
Os mercados financeiros aguardam os próximos movimentos do banco central, avaliando se a estratégia será um afrouxamento gradual dos juros ou uma postura ainda mais cautelosa diante da pressão inflacionária persistente.
- Premiê tailandês promete apuração após queda de guindaste - 16 de janeiro de 2026 6:06 am
- Nikkei recua após renovar recordes históricos em Tóquio - 16 de janeiro de 2026 5:45 am
- Santuário em Kamakura realiza ritual de fogo de Ano Novo - 16 de janeiro de 2026 5:40 am

