28 C
Kóka
segunda-feira, 11 agosto, 2025 6:53: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Pavilhão Brasil realiza evento “Brazilian Coffee Experience”, na Expo Osaka-Kansai 2025

Pavilhão Brasil promove degustações e oficinas sobre cafés brasileiros com sessões em japonês e inglês

Osaka, 11 de agosto de 2025 – APEX – O Pavilhão do Brasil na Expo Osaka-Kansai 2025 está realizando o “Mês do Agronegócio Brasileiro” até 23 de agosto. Como parte disso, vem acontecendo o “Brazilian Coffee Experience”. O Pavilhão do Brasil é organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O “Brazilian Coffee Experience” tem duração de cerca de uma hora. O público tem noções de padrões de qualidade e classificação do café brasileiro. Com sessões de perguntas, é um evento com experiência imersiva aos participantes. Na palestra, ficou ressaltado que o Brasil é o maior produtor mundial de café. Isso significa que 37% da colheita do café têm como origem o Brasil. O País também respondeu por 22,1% de todas as exportações de café em 2024.

O evento é ministrado por Yuichi Hatayama, gerente da fábrica Hamaya, a mesma empresa que ministra o food truck no Pavilhão Brasil. A empresa possui um histórico de operação de food truck no Pavilhão do Brasil na Expo Osaka de 1970. Hatayama também é instrutor certificado de Coffee Appraiser pela J.C.Q.A. e classificador de café certificado pela Câmara de Comércio de Santos.

Ele explicou as variedades de cafés do Brasil: `arábica`, com sabor suave, aroma complexo e acidez. Já a `canephora` é mais robusta, com sabor mais forte, amargo. De acordo com Hatayama, depois da colheita, o café passa por processo de secagem que pode ser com ou sem casca, o que interfere no sabor final.

O evento inclui degustação comparativa de cinco tipos diferentes de café brasileiro. Os participantes vivenciaram o universo diversificado do café brasileiro em primeira mão.
Ao final do curso, houve também a oportunidade de aprender mais sobre como preparar café usando coador e prensas de café. A importância da “vaporização” foi enfatizada durante o curso, e os participantes, com entusiasmo, tomaram notas e filmaram vídeos, demonstrando seu entusiasmo em recriar o processo em casa.

Público

(Foto à direita: Natsumi Otani)

A experiência prática recebeu feedback positivo dos participantes. Natsumi Otani, visitante da província de Hyogo, disse: “Fiquei surpresa ao saber que o Brasil responde por mais de 30% da produção mundial de café. Mesmo dentro do mesmo café brasileiro, as variedades são completamente diferentes.” Ela também notou uma mudança em sua atitude em relação ao consumo futuro de café, dizendo: “Quando descobri que o café coado estabiliza o sabor, imediatamente quis experimentar.”

Awazu Itsuka, que também participou da palestra, falou sobre a diversidade do café brasileiro, dizendo: “Sempre pensei no café brasileiro como uma forma única, mas foi uma oportunidade muito valiosa de aprender sobre as diversas variedades e fazendas”.

(Foto: Awazu Itsuka)

Ela também expressou satisfação com as diversas palestras práticas, dizendo: “Fiquei feliz em aprender tantas coisas que posso imitar imediatamente”.

Brazilian Coffee Experience
Datas: 12, 13, a partir das 11 horas
Datas: 19, 20, 21 de agosto, às 10:30 e 12h
Local: Sala Multiuso, do Pavilhão Brasil
Idioma: Japonês e inglês
Vagas: 20 com reserva gratuita

Inscrição gratuita aqui: https://www.eventbrite.com/o/brasilpavilion-113022319641

Fotos: ApexBrasil

Visite o Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka. O Pavilhão Brasil fica na Empowering Lives Zone, P26.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img