Tokyo, Japão — 16 de agosto de 2025 (Japan Standard Time), Kyodo News – Diversos parlamentares japoneses visitaram nesta sexta-feira (15) o Santuário Yasukuni, em Tokyo, em cerimônia que marcou os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. O local homenageia os mortos em combate pelo Japão, incluindo líderes condenados por crimes de guerra no pós-guerra.
Ao todo, 52 legisladores de um grupo multipartidário participaram da visita, além de todos os membros do partido de oposição Sanseito. Também compareceram o ministro das Finanças, Kato Katsunobu, e o ministro da Agricultura, Koizumi Shinjiro.
“É importante demonstrar respeito às pessoas que deram suas vidas pelo país”, declarou Koizumi aos repórteres.
O primeiro-ministro Ishiba Shigeru não esteve presente, mas fez uma doação em dinheiro de forma privada, na condição de presidente do Partido Liberal Democrata.
Neste marco de oito décadas desde o término do conflito, Ishiba adiantou que pretende divulgar, em setembro ou posteriormente, uma mensagem que seguirá a linha histórica de gabinetes anteriores. O conteúdo deverá abordar análises sobre as razões que levaram à guerra e indicar um caminho para a paz.
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
- França inicia recrutamento para novo serviço militar voluntário - 13 de janeiro de 2026 11:59 pm
- Ex-presidentes do Fed condenam investigação criminal contra Powell - 13 de janeiro de 2026 11:30 pm
- Koizumi pede união no Indo-Pacífico contra intimidações - 13 de janeiro de 2026 11:17 pm

