Tokyo, Japão, 19 de agosto de 2025, NHK – O Japão enfrenta uma das ondas de calor mais intensas deste verão, com temperaturas diurnas próximas dos 40 °C em áreas do interior das regiões de Kanto e Tokai. A Agência Meteorológica japonesa alertou para riscos elevados de insolação e orientou a população a redobrar os cuidados.
“Manter ambientes climatizados, hidratar-se adequadamente e repor sais minerais são medidas essenciais para evitar emergências relacionadas ao calor.”
Até as 11h30, os termômetros registraram 37,3 °C em Ome (Tokyo), 36,9 °C em Ebina (Kanagawa), 36,4 °C em Hamamatsu (Shizuoka), 36,1 °C na região central de Tokyo e 35,1 °C em Nagoya. As previsões indicam que cidades como Maebashi (Gunma) e Kumagaya (Saitama) devem alcançar 39 °C, enquanto Nagoya e Gifu podem registrar valores semelhantes.
Alertas de insolação foram emitidos para 23 das 47 províncias do país, abrangendo desde Kanto-Koshin, incluindo Tokyo, até a região de Kyushu.
Além do calor extremo, a atmosfera instável deve favorecer pancadas de chuva localizadas com trovões em diversas áreas, especialmente no Kanto-Koshin e no oeste do Japão. Autoridades pedem cautela quanto a possíveis enchentes, deslizamentos, rios transbordando e ocorrência de raios, ventos fortes, tornados e granizo.
No sul do arquipélago, a Prefeitura de Okinawa acompanha a formação de uma depressão tropical ao sul-sudeste da ilha de Miyakojima. A expectativa é de que o fenômeno evolua para tempestade tropical até a noite desta segunda-feira (18), podendo se aproximar das ilhas Sakishima e da ilha principal de Okinawa até terça-feira (19). A previsão indica chuvas fortes e ventos intensos, reforçando a necessidade de atualização constante sobre as condições climáticas.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am