Nagasaki, Japão – 9 de agosto de 2025, Kyodo News – O Japão está lembrando neste sábado (9) os 80 anos do ataque nuclear a Nagasaki, um dos episódios mais devastadores da história, com uma cerimônia no Parque da Paz que homenageia as centenas de milhares de vítimas.
O evento conta com a presença de sobreviventes, familiares e representantes de 95 países e regiões. Durante a cerimônia, uma lista atualizada das vítimas da bomba atômica será depositada no memorial, incluindo os nomes dos sobreviventes que faleceram ou tiveram a morte confirmada nos últimos 12 meses. Atualmente, essa lista soma 201.942 nomes.
Às 11h02, horário exato da explosão ocorrida em 9 de agosto de 1945, será realizado um minuto de silêncio. Em seguida, o prefeito de Nagasaki, Suzuki Shiro, fará a Declaração de Paz, com um apelo por cessar-fogos imediatos em conflitos ao redor do mundo.
“Todos os anos fica mais difícil ouvir os relatos diretamente dos hibakusha. Precisamos manter viva a memória e o compromisso para que Nagasaki seja para sempre a última cidade a sofrer um ataque nuclear”, declarou um representante local.
Hoje, restam menos de 100 mil sobreviventes, com idade média superior a 86 anos. Ao longo do dia, Nagasaki refletirá sobre a tragédia e reforçará ao mundo a mensagem de que esse ataque deve ser o último da história.
- Jay lança “Graveyard” e destaca nova fase artística - 13 de janeiro de 2026 8:15 am
- Oposição japonesa se prepara para possível eleição antecipada - 13 de janeiro de 2026 6:54 am
- Takaichi e Lee se reúnem em Nara para reforçar laços bilaterais - 13 de janeiro de 2026 6:48 am

