22.6 C
Kóka
segunda-feira, 4 agosto, 2025 2:41: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Mortes em bueiro em Saitama podem ter sido por gás tóxico

Autoridades detectaram sulfeto de hidrogênio em concentração oito vezes acima do permitido em bueiro onde quatro operários morreram

Gyoda, Saitama, Japão – 4 de agosto de 2025, NHK – Quatro trabalhadores perderam a vida em um trágico acidente ocorrido em um bueiro na cidade de Gyoda, província de Saitama, ao norte de Tokyo. O incidente aconteceu por volta das 9h da manhã do sábado (2), durante uma inspeção emergencial de tubulações de esgoto.

Segundo autoridades do corpo de bombeiros, foram detectados 80 partes por milhão (ppm) de sulfeto de hidrogênio no interior do bueiro — um índice oito vezes superior ao limite legal de 10 ppm.

O bueiro onde os operários estavam medindo cerca de 60 centímetros de largura e mais de 10 metros de profundidade. As primeiras análises indicam que o primeiro homem teria inalado o gás tóxico e, ao descer por uma escada, teria perdido a consciência e caído.

Os outros três homens, todos na faixa dos 50 anos, caíram na sequência, possivelmente ao tentarem resgatar o colega. Os bombeiros informaram que havia acúmulo de água no fundo da estrutura, mas nenhuma lesão externa grave foi encontrada nos corpos.

A tragédia ocorreu no contexto de uma inspeção de emergência do sistema de esgoto em Saitama, após o surgimento de uma cratera de grandes proporções em uma rua da cidade de Yashio, em janeiro deste ano. As autoridades policiais continuam investigando as circunstâncias exatas da morte dos trabalhadores.

“Há indícios de que a inalação do gás precedeu a queda”, declarou um dos oficiais envolvidos na investigação. “Vamos apurar a sequência dos fatos com atenção à segurança dos trabalhadores.”

O caso reacende o debate sobre segurança em trabalhos subterrâneos no Japão, especialmente diante da necessidade crescente de manutenção emergencial de infraestrutura urbana.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img