Naypyidaw, Myanmar – 9 de agosto de 2025, Myanmar News Agency – O governo militar de Myanmar anunciou a morte de Myint Swe, presidente interino desde o golpe de Estado de 2021, aos 74 anos. Ele estava afastado do cargo desde julho do ano passado por motivos de saúde, sofrendo de doença de Parkinson e distúrbios relacionados.
Ex-vice-presidente, Myint Swe assumiu o posto máximo do país após a prisão da líder de fato Aung San Suu Kyi e do então presidente Win Myint durante a tomada de poder pelos militares.
“Declaramos estado de emergência e transferimos a autoridade plena para o general Min Aung Hlaing”, relembrou Myint Swe ao assumir a presidência.
Desde o golpe, o país vive em meio a conflitos intensos entre o Exército e forças pró-democracia, com combates espalhados por diversas regiões.
De acordo com a imprensa local, a morte de Myint Swe não deve provocar mudanças significativas na liderança, já que o poder efetivo permanece concentrado nas mãos do general Min Aung Hlaing.
“A estrutura de comando da junta permanece sólida, e a sucessão já estava definida desde o afastamento do presidente interino”, analisam observadores políticos.
- Festival das Lanternas ilumina noites de verão em Kamakura - 9 de agosto de 2025 3:37 am
- Catálogo russo exibe crianças ucranianas para adoção coerciva - 9 de agosto de 2025 3:05 am
- Exportações chinesas para os EUA caem em julho por tarifas - 9 de agosto de 2025 2:44 am