24.8 C
Kóka
terça-feira, 5 agosto, 2025 3:34: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Maioria das mortes por insolação em Tokyo ocorreu por pessoas que não usavam ar-condicionado

Dois terços das vítimas tinham ar-condicionado em casa, mas não o usaram, segundo autoridades da capital japonesa

Tokyo, Tokyo, Japão, 5 de agosto de 2025, NHK – A onda de calor que atinge o Japão há semanas fez mais vítimas fatais na capital do país. Dados preliminares divulgados nesta terça-feira (5) pelo Instituto Médico-Legal Metropolitano de Tokyo apontam que 56 pessoas morreram entre 16 de junho e o final de julho por causas relacionadas à insolação. Em mais de dois terços desses casos, os sistemas de ar-condicionado estavam presentes, mas não foram utilizados.

A maioria das vítimas eram idosos: 26 tinham mais de 70 anos, 16 tinham mais de 80 e 10 estavam na faixa dos 60 anos. Das 56 mortes, 54 ocorreram em ambientes internos, sendo que 38 dessas pessoas não estavam com o ar-condicionado ligado. Onze vítimas usavam o equipamento, e apenas cinco não tinham ar-condicionado disponível.

“O número de casos de insolação por falta de uso do ar-condicionado é alarmante”, alertou Fujinaga Tsuyoshi, vice-diretor do Hospital Saitama Jikei e especialista em hipertermia. “Especialmente os idosos acreditam que conseguem suportar o calor, como faziam no passado, ou têm a falsa noção de que o ar-condicionado faz mal à saúde.”

Fujinaga ressaltou a importância de manter os aparelhos ligados durante todo o dia e a noite, especialmente nesta época do ano, em que as temperaturas internas facilmente ultrapassam os 30 °C mesmo no período noturno.

“Quem sente desconforto com o ar direto deve evitar o contato com o fluxo de ar frio ou usar uma camada leve de roupa para se proteger,” completou o especialista.

As autoridades de saúde seguem orientando a população, principalmente os mais velhos, a usar ventilação mecânica constante e se hidratar regularmente. A onda de calor deve continuar nos próximos dias, com alertas de insolação emitidos para mais de 30 províncias japonesas.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img