15 C
Kóka
quinta-feira, 7 agosto, 2025 11:05: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto

Criminosos tentam roubar SUV de luxo usando técnica avançada; ação foi frustrada por denúncia

Nagoya, província de Aichi, Japão — Notícias do Japão – Uma tentativa de furto foi registrada na madrugada do dia 1º de agosto, em uma loja de veículos localizada em Nagoya. A empresa pertence a um empresário brasileiro e, pela segunda vez, foi alvo dos bandidos.

Na sexta-feira (1), os criminosos, dois homens usando bonés e máscaras, chegaram ao local por volta das 3h da manhã e foram direto a um Toyota Land Cruiser branco, modelo de luxo da montadora japonesa. Eles ignoraram os demais veículos e tentaram invadir o sistema eletrônico do carro utilizando a técnica conhecida como “CAN Invader”, que permite destravar portas e dar partida no motor por meio da manipulação da rede elétrica interna do veículo.

De acordo com as informações, um cliente da loja que passava pelo local estranhou a ação dos homens e desconfiou que tratava-se de um furto. Ele ligou para a polícia relatando a suspeita, mas os agentes demoraram cerca de 20 minutos para chegar ao local.

“O meu cliente chamou a polícia, mas eles demoraram para chegar. Ele me contou que, no mesmo instante, passava uma viatura em frente ao local, mas que não pararam, não abordaram, não fizeram nada, mesmo com as atitudes suspeitas dos bandidos”, relatou o empresário André Gonçalves, proprietário da empresa.

Um dos homens utilizou uma ferramenta para perfurar a porta do passageiro e acessar o sistema interno do carro, enquanto o outro vigiava os arredores. A dupla permaneceu por cerca de 8 minutos tentando o acesso, mas acabou fugindo antes de concluir o crime, possivelmente ao perceber a chegada da polícia. Toda a ação dos bandidos foi registrada pelas câmeras de segurança. As imagens já estão com a polícia para averiguação.

O empresário André Gonçalves, proprietário da Custom Shop G, abriu a concessionária em 2016 e se mudou para o atual endereço em 2019. Essa foi a segunda vez que o estabelecimento sofreu ação de criminosos. Ainda em 2019, três veículos foram roubados do local. Na ocasião, os assaltantes, todos japoneses, chegaram a ser presos, mas foram libertados três meses depois.

O caso na loja do empresário brasileiro foi destaque na mídia japonesa, o que fez muitas pessoas entrarem em contato e relatarem casos parecidos, possivelmente praticados pelos mesmos grupos. Um morador de Nagoya chegou a enviar um vídeo gravado pelo “Drive Record”, mostrando as semelhanças dos suspeitos e do carro usado nas ações.

Aichi lidera casos de furto de veículos

Segundo dados da polícia local, 639 casos de furto e tentativa de furto de veículos foram registrados na província de Aichi até o final de junho de 2025, um crescimento de 50% em relação ao ano passado, que já havia sido o pior da história recente.

As autoridades recomendam que motoristas adotem múltiplas camadas de segurança, como bloqueadores de sinal, travas físicas e alarmes. No entanto, casos como o da loja de Gonçalves levantam questionamentos sobre a eficácia das medidas policiais para prevenir e responder a esses crimes.

“Não dá para entender a atitude da polícia. Uma ação suspeita, tem uma denúncia e não fazem nada. Se fosse um estrangeiro andando na rua às três da manhã, eles com certeza parariam e interrogariam, como sempre fazem”, desabafou.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img