Bruxelas, Bélgica — 11 de agosto de 2025, The Wall Street Journal — Líderes europeus afirmaram neste domingo (10) que as fronteiras internacionais “não devem ser alteradas pela força”, em um alerta prévio à cúpula marcada entre Estados Unidos e Rússia no final deste mês. Eles advertiram que eventuais negociações sobre território ucraniano não devem ser conduzidas por Moscou.
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, têm encontro agendado para sexta-feira (15) no Alasca, com previsão de discutir possíveis soluções para um acordo de paz duradouro na crise ucraniana. Um alto funcionário do Kremlin indicou que a pauta incluirá opções para encerrar o conflito.
Em comunicado conjunto, líderes do Reino Unido, França, Alemanha e outros países europeus declararam: “Apoiamos o trabalho do presidente Trump para deter as mortes na Ucrânia, pôr fim à guerra de agressão da Federação Russa e alcançar paz e segurança justas e duradouras para a Ucrânia”.
O texto reforça: “O caminho para a paz na Ucrânia não pode ser decidido sem a Ucrânia. Permanecemos comprometidos com o princípio de que as fronteiras internacionais não devem ser alteradas pela força”.
Segundo o The Wall Street Journal, governos europeus apresentaram aos EUA uma contraproposta que prevê a implementação de um cessar-fogo antes de qualquer outra etapa das negociações.
- Japão propõe nova zona econômica entre Índia e África - 11 de agosto de 2025 3:47 am
- Alerta Máximo de Chuvas Fortes em Kumamoto - 11 de agosto de 2025 2:46 am
- Alunos brasileiros visitam o Pavilhão Brasil, na Expo 2025 Osaka - 11 de agosto de 2025 2:18 am