Tokyo, Japão, 27 de agosto de 2025, Kyodo News – O principal negociador comercial do Japão afirmou que os Estados Unidos demonstram pressa em redigir um documento conjunto sobre o novo acordo comercial previsto para julho, mas reforçou que a prioridade japonesa é a redução imediata das tarifas sobre automóveis e outros produtos.
O ministro da Revitalização Econômica, Akazawa Ryosei, destacou que o governo japonês não prepara nenhum texto formal de entendimento e ressaltou que são os EUA que têm maior interesse em formalizar o documento.
“Alguns pontos do acordo refletem diretamente os interesses do Japão. Queremos que os Estados Unidos implementem essas medidas, em especial a redução das tarifas sobre automóveis e peças”, afirmou Akazawa.
Segundo o ministro, o Japão está disposto a adotar todas as medidas possíveis para pressionar Washington, incluindo a emissão de uma ordem executiva voltada especificamente para a diminuição dos encargos sobre veículos japoneses.
As negociações ganham peso após o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, ter anunciado que ainda nesta semana será formalizado um acordo com Tokyo, prevendo investimentos de até 550 bilhões de dólares em solo americano.
O desfecho das tratativas pode redefinir a dinâmica das relações comerciais entre os dois países, em um cenário marcado por tensões tarifárias, mas também por oportunidades estratégicas em setores como o automotivo e o tecnológico.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am