Tokyo, Japão, 25 de agosto de 2025, NHK – O Japão viveu mais um dia de calor extremo, com temperaturas perigosamente elevadas em diversas regiões do país. As autoridades meteorológicas alertaram ainda para a possibilidade de chuvas intensas e localizadas, principalmente no período da tarde.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, uma massa de alta pressão sobre o leste e o oeste do arquipélago provocou forte elevação das temperaturas. Em áreas do interior da região de Kanto, que inclui Tokyo, os termômetros registraram quase 40 graus Celsius.
Kiryu, em Gunma, e Hatoyama, em Saitama, registraram máximas de 39,4 graus, intensificando os alertas de insolação.
Autoridades emitiram avisos de risco de insolação em 37 das 47 províncias japonesas, abrangendo desde Fukushima até Okinawa.
A recomendação oficial é que a população utilize ar-condicionado de forma adequada, além de hidratar-se constantemente com água e sais minerais para reduzir o risco de problemas de saúde.
Ao mesmo tempo, o ar quente e úmido transportado pela borda da massa de alta pressão criou condições atmosféricas instáveis, elevando o risco de chuvas fortes acompanhadas de trovões em áreas que vão de Tohoku até Kyushu.
O alerta também inclui possibilidade de deslizamentos, enchentes em áreas baixas, transbordamento de rios, além de ventos fortes, descargas elétricas e queda de granizo.
As autoridades pedem atenção redobrada da população, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade, reforçando que a combinação de calor intenso e instabilidade atmosférica pode trazer riscos à saúde e à segurança.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am