Tóquio, província de Tóquio, Japão, 27 de agosto de 2025, NHK – O governo japonês oficializou nesta terça-feira (26) o roteiro que vai orientar nos próximos cinco anos o manejo do solo removido durante o processo de descontaminação da usina nuclear Fukushima Daiichi, atingida pelo desastre nuclear de 2011. O plano prevê também a destinação final do solo para fora da província, conforme exige a lei até 2045.
Atualmente, os resíduos de solo estão armazenados temporariamente em Fukushima. Para reduzir o volume destinado ao descarte definitivo, o governo japonês vai incentivar o uso desse material em obras públicas e projetos por todo o país, desde que se trate de solo com baixo nível de radioatividade.
“Vamos criar exemplos liderados de reuso do solo descontaminado, pensar no descarte final fora da província e promover a compreensão pública. Faremos um esforço total para concretizar a destinação até março de 2045”, afirmou o ministro do Meio Ambiente Asao Keiichiro.
Em julho (25), parte do solo já foi utilizada nos jardins da sede do Primeiro-Ministro, representando o primeiro caso de reuso nacional, além de experiências-piloto em Fukushima. O plano prevê que, já no próximo mês, o solo removido será aplicado em canteiros de flores junto aos prédios do governo central no distrito de Kasumigaseki, e posteriormente em outras instalações públicas pelo país.
Está prevista para 2030 a seleção e pesquisa de possíveis localidades fora de Fukushima para o descarte definitivo do solo. Para garantir transparência e segurança no processo, o governo prepara a formação de um novo painel de especialistas já no próximo outono.
A iniciativa busca unir avanço técnico, segurança e consenso social para lidar de forma responsável com os resíduos do maior acidente nuclear do Japão.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am