Yokohama, Kanagawa, Japão, 20 de agosto de 2025, Kyodo News – O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, manteve uma série de encontros bilaterais com líderes africanos durante a Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento da África (TICAD), destacando compromissos em infraestrutura, segurança e desenvolvimento humano.
Em reunião com o presidente do Quênia, William Ruto, Ishiba destacou que Japão e Quênia são países que compartilham valores e princípios, defendendo maior aproximação para um Indo-Pacífico livre e aberto.
“Japão e Quênia são nações com visões semelhantes, e queremos aprofundar nossa cooperação para promover um Indo-Pacífico livre e aberto”, disse Ishiba.
Ruto ressaltou a necessidade de manter visitas de alto nível e ampliar a cooperação. O Japão se comprometeu a apoiar o desenvolvimento da infraestrutura queniana, incluindo a modernização de portos, e o presidente expressou gratidão pelo apoio.
Com o presidente da Libéria, Joseph Boakai, o premiê japonês reafirmou a implementação de projetos de construção de estradas e melhorias na assistência médica.
Em encontro com o presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, Ishiba anunciou apoio em programas de capacitação profissional, desenvolvimento de recursos humanos e remoção de minas terrestres.
Já com Navinchandra Ramgoolam, primeiro-ministro de Maurício, o diálogo se concentrou no fortalecimento da cooperação em segurança marítima, tema considerado essencial para a estabilidade no Oceano Índico.
Os encontros em Yokohama reforçam a estratégia japonesa de ampliar laços diplomáticos e econômicos com o continente africano, ao mesmo tempo em que promove reformas no Conselho de Segurança da ONU e busca maior equilíbrio na governança global.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am