Tokyo, Japão, 17 de agosto de 2025, Kyodo News – O diretor japonês Miyake Sho conquistou o Leopardo de Ouro no 78º Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, com o filme *“Two Seasons, Two Strangers”*. A vitória, anunciada no sábado (16), marca a primeira vez em 18 anos que uma produção japonesa recebe o prêmio máximo do evento.
“Em um mundo onde tantas coisas terríveis estão acontecendo, eu me perguntei profundamente o que o cinema poderia realmente fazer”, declarou Miyake ao receber o prêmio.
O longa, que conta com a atriz sul-coreana Shim Eun-kyung e os japoneses Tsutsumi Shinichi e Kawai Yuumi, retrata a trajetória de uma roteirista que busca compreender sua própria vida a partir de encontros inesperados com estranhos.
“Quando comecei a trabalhar neste filme, redescobri meu amor e minha confiança no cinema, e também meu amor pelo próprio mundo”, acrescentou o diretor.
A última vitória japonesa em Locarno havia sido em 2007, com *“The Rebirth”*, de Kobayashi Masahiro.
O festival também reconheceu o talento da nova geração do cinema japonês. O curta-metragem *“A Very Straight Neck”*, de Sora Neo, filho do renomado compositor Sakamoto Ryuichi, recebeu o prêmio de Melhor Filme de Autor em curta duração, consolidando o espaço de novos criadores na cena internacional.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am