32 C
Kóka
sexta-feira, 29 agosto, 2025 9:30: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ex-primeiro-ministro da Tailândia Thaksin é inocentado por difamação

Tribunal de Bangkok considera que declarações de Thaksin não ofenderam a monarquia

spot_img

Bangkok, Província de Bangkok, Tailândia, 23 de agosto de 2025, Thai News Agency – O tribunal criminal de Bangkok absolveu nesta sexta-feira (22) o ex-primeiro-ministro tailandês Thaksin Shinawatra da acusação de difamar a monarquia. A acusação estava relacionada a comentários feitos por Thaksin em entrevista concedida em 2015 na Coreia do Sul, na qual discutia o golpe militar ocorrido na Tailândia no ano anterior.

A corte avaliou que as declarações do ex-líder não fizeram referência explícita nem direta ao rei tailandês, não configurando, portanto, violação à rigorosa lei de lesa-majestade do país.

“O tribunal concluiu que não houve afronta direta à majestade real nas falas de Thaksin”, afirmou a sentença.

Thaksin, que viveu 15 anos em exílio após ser deposto por um golpe militar em 2006, retornou à Tailândia em 2023. Seu retorno ganhou força política com a nomeação de sua filha Paetongtarn Shinawatra como primeira-ministra em agosto do ano passado.

Contudo, a cena política no país permanece instável, sobretudo após a suspensão da primeira-ministra pelo Tribunal Constitucional em julho, por supostas violações éticas relacionadas a questões fronteiriças com o Camboja.

O ex-primeiro-ministro enfrenta ainda outro julgamento marcado para setembro, que decidirá se ele poderá cumprir sua pena por corrupção em hospital, ao invés de prisão convencional.

Este caso reafirma as complexas relações entre poderes políticos e o respeito à monarquia, tema sensível na Tailândia.
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img