Bangkok, Província de Bangkok, Tailândia, 23 de agosto de 2025, Thai News Agency – O tribunal criminal de Bangkok absolveu nesta sexta-feira (22) o ex-primeiro-ministro tailandês Thaksin Shinawatra da acusação de difamar a monarquia. A acusação estava relacionada a comentários feitos por Thaksin em entrevista concedida em 2015 na Coreia do Sul, na qual discutia o golpe militar ocorrido na Tailândia no ano anterior.
A corte avaliou que as declarações do ex-líder não fizeram referência explícita nem direta ao rei tailandês, não configurando, portanto, violação à rigorosa lei de lesa-majestade do país.
Thaksin, que viveu 15 anos em exílio após ser deposto por um golpe militar em 2006, retornou à Tailândia em 2023. Seu retorno ganhou força política com a nomeação de sua filha Paetongtarn Shinawatra como primeira-ministra em agosto do ano passado.
Contudo, a cena política no país permanece instável, sobretudo após a suspensão da primeira-ministra pelo Tribunal Constitucional em julho, por supostas violações éticas relacionadas a questões fronteiriças com o Camboja.
O ex-primeiro-ministro enfrenta ainda outro julgamento marcado para setembro, que decidirá se ele poderá cumprir sua pena por corrupção em hospital, ao invés de prisão convencional.
- Ishiba e Modi reforçam parceria econômica em Tokyo - 29 de agosto de 2025 10:00 am
- Ataque russo em Kyiv mata 22 pessoas, incluindo crianças - 29 de agosto de 2025 9:55 am
- Japão aposta em profissionais indianos para suprir déficit em cuidados a idosos - 29 de agosto de 2025 8:38 am