Anchorage, Alasca, Estados Unidos, 16 de agosto de 2025, Associated Press — O professor de relações internacionais Charles Kupchan, da Universidade de Georgetown, avaliou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode enfrentar consequências políticas caso sua reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, marcada para ocorrer no Alasca, não resulte em avanços concretos sobre a guerra na Ucrânia.
Kupchan elogiou a iniciativa de Trump em começar um diálogo direto com Moscou, destacando que o fim do conflito dependerá de negociações bilaterais entre Washington e o Kremlin.
“Esta é uma guerra que vai acabar na mesa de negociações, não no campo de batalha”, afirmou o especialista, ressaltando que nem a Ucrânia nem a Rússia possuem condições para alcançar uma vitória total.
Apesar do reconhecimento, Kupchan alertou que o encontro pode ter sido agendado de forma prematura, antes que fosse identificado um caminho viável para encerrar o conflito. Ele destacou que a simples presença de Putin nos Estados Unidos já representa uma vitória simbólica para o líder russo.
“Putin está saindo do isolamento. Foi convidado a sentar-se com o presidente americano. Esse tipo de concessão só deveria ser feito se houvesse sinais claros de disposição para um acordo”, disse Kupchan, acrescentando que não vê indícios de que Putin esteja pronto para abrir mão de seus objetivos máximos na guerra.
O analista afirmou que o cenário mais provável após a cúpula será a manutenção do status atual, com Putin ganhando tempo enquanto acredita que a balança da guerra pende a seu favor, devido a dificuldades da Ucrânia em recursos e efetivo militar.
Kupchan concluiu alertando que, se deixar a reunião sem resultados tangíveis, Trump poderá pagar um preço político elevado, classificando a iniciativa como uma aposta arriscada, com grande pressão sobre o presidente americano.
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am
- Enchentes-relâmpago matam mais de 40 na Caxemira indiana - 16 de agosto de 2025 1:34 am
- Simulação de caça a ursos é realizada em Sapporo - 16 de agosto de 2025 1:27 am