Osaka, Província de Osaka, Japão, 5 de agosto de 2025, APEX – O Embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, visitou o Pavilhão Brasil, na Expo 2025 Osaka, no dia 4 de agosto. Ele foi recebido pelo diretor do espaço brasileiro, Pablo Lira. O Pavilhão Brasil é organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Na ocasião, o Embaixador vestiu o Parangoromo e percorreu os dois edifícios do pavilhão. Ele declarou que “o Pavilhão mostra os pontos atrativos do Brasil como meio ambiente, diversidade cultural, tradição entre outros tópicos”. Ele complementou dizendo que “fiquei muito impressionado com essa apresentação do pavilhão e convido a todos para conhecer o Pavilhão Brasil”.
Ele viu atentamente os cinco atos do espaço brasileiro no primeiro edifício que consistem em “Existir”, “Diferir”, “Confluir”, Extinguir” e “Reexistir”.
O Embaixador Hayashi comentou que o Parangoromo é bonito e mostra a parte artística do Brasil, divulgando a cultura brasileira dentro e fora da Expo”. O Pavilhão Brasil distribui mil Parangoromos por dia aos visitantes gratuitamente. São 12 artes estampadas nessa vestimenta.
O diretor do Pavilhão Brasil, Pablo Lira destacou que “a visita do Embaixador representa a amizade que o Brasil tem com o Japão e vice-versa numa série histórica de laços humanos”.
Parangoromos
O Parangolé é uma peça produzida pelo artista brasileiro Hélio Oiticica. São peças disformes para serem vestidas e performadas, criadas na época da Tropicália no Brasil, entre os anos de 1964 e 1979. Essa peça não é usada no dia-a-dia no Brasil.
O objetivo da curadora do Pavilhão Brasil, Bia Lessa, foi expandir a mensagem do Pavilhão Brasil para além do espaço físico, convocando as pessoas para tomar ações coletivas para mudar o mundo. Assim, conforme explica a ideia da artista Bia Lessa, “o visitante também faz parte da exposição”.
Com inspiração no poema intitulado “Parangoromos”, de Haroldo de Campos, Hélio Oiticica se aproxima da cultura japonesa. Por isso, o Pavilhão Brasil tem a Sala dos Parangoromos, uma fusão da vestimenta `parangolé`, criada pelo artista Helio Oiticica, com `hagoromos`, vestimenta tradicional japonesa associada à leveza e espiritualidade. Há ainda tinta branca que os visitantes podem se pintar no rosto ou nas mãos.
Visite o Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka. O Pavilhão Brasil fica na Empowering Lives Zone, P26.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















