Guangzhou, Guangdong, China, 08 de agosto de 2025 — Xinhua News – Chuvas torrenciais voltaram a causar tragédia na China. Um deslizamento de terra de grandes proporções, provocado por chuvas intensas e ininterruptas, atingiu uma área suburbana da cidade de Guangzhou, capital da província de Guangdong, no sul do país.
Desde o início de agosto, foram registrados mais de 700 milímetros de precipitação em partes da província, volume considerado histórico pelas autoridades meteorológicas chinesas. As chuvas têm provocado inundações, desmoronamentos e quedas de barreira, afetando centenas de moradores da região.
Na quarta-feira (6), o deslizamento atingiu uma área residencial, soterrando 14 pessoas. Até o momento, **duas mortes foram confirmadas**, **sete vítimas foram resgatadas com vida** e **cinco seguem desaparecidas**.
Equipes de resgate atuam com máquinas pesadas, escavadeiras e cães farejadores para remover os escombros das casas que desabaram com o impacto da lama. O trabalho é dificultado pela instabilidade do terreno e pela previsão de continuidade das chuvas nos próximos dias.
Além de Guangzhou, outras cidades da província de Guangdong também enfrentam alagamentos e interrupções no transporte público, energia elétrica e abastecimento de água. Autoridades locais emitiram alertas para risco de novos deslizamentos em áreas montanhosas e orientam evacuações preventivas.
No mês passado, **mais de 40 pessoas morreram** em situações semelhantes de enchentes e deslizamentos nos subúrbios de Pequim, refletindo o agravamento dos desastres climáticos no país.
A tragédia em Guangdong reacende o alerta sobre a vulnerabilidade de regiões densamente povoadas frente às mudanças climáticas e à intensificação de eventos extremos.
- EUA e Coreia do Sul adiam parte dos exercícios militares para setembro - 8 de agosto de 2025 8:55 am
- Alerta de emergência para forte chuva emitido para província de Kagoshima - 8 de agosto de 2025 8:35 am
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am