Pequim, China — 15 de agosto de 2025 (Japan Standard Time), Xinhua News – Os Jogos Mundiais de Robôs Humanóides, competição internacional que reúne máquinas com forma e movimentos semelhantes aos humanos, tiveram início nesta quinta-feira (14) na capital chinesa. O evento é organizado pelo governo municipal de Pequim e outras entidades, em meio aos esforços da China para impulsionar o desenvolvimento da robótica humanóide.
Robôs criados por empresas e estudantes de 16 países, incluindo o Japão, participaram do desfile de abertura. Um modelo desenvolvido por uma empresa sediada em Pequim representou os competidores e declarou, em nome de todos, que disputarão “o futuro utilizando a sabedoria, herdando a vontade da humanidade e explorando o poder da ciência e da tecnologia”.
Após a cerimônia, os robôs participaram de atividades esportivas. Durante uma partida de futebol, o público se divertiu com as colisões e quedas dos competidores, que eram retirados de campo por assistentes.
“As competições principais começam na sexta-feira (15), com mais de 500 robôs disputando 26 modalidades, incluindo atletismo, dança e artes marciais.”
O governo chinês estabeleceu como meta elevar o nível tecnológico do país no setor de robótica humanóide ao patamar mais avançado do mundo até 2027, fortalecendo sua presença em inovação e inteligência artificial.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am